Governo edita decreto para disciplinar uso da força em ações policiais
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou nesta terça-feira (24) um decreto para regulamentar o uso da força durante operações policiais. Assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a medida estabelece diretrizes para o uso gradativo de armas para evitar a violência policial em todo o país
Conforme o decreto, o uso de arma de fogo deve ser feito como medida de “último recurso”. Dessa forma, armas só poderão ser usadas quando outros recursos de “menor intensidade não forem suficientes para atingir os objetivos legais pretendidos”.
O texto também prevê que as ações policiais não deverão discriminar pessoas em razão da cor, raça, etnia, orientação sexual, idioma, religião e opinião política.
Em até 90 dias, o Ministério da Justiça vai editar uma portaria para detalhar os procedimentos que deverão ser adotados pelos policiais de todo o país. A pasta também prevê treinamento para os profissionais de segurança pública.
O monitoramento do cumprimento das medidas será feito pelo Comitê Nacional de Monitoramento do Uso da Força, colegiado que será criado para fiscalizar a implementação do decreto.
Da Agência Brasil
Uma excelente iniciativa para o crime organizado! Mas oficialmente, é pelo bem do ladrão de galinha! Esse indivíduo que é uma vítima da sociedade capitalista…
Quem defende a violência policial já está protestando contra essa medida do governo. São os mesmos que defendem os golpistas que destruíram os prédios da praça do Três Poderes, em Brasília, que tentaram substituir a nossa democracia por uma ditadura militar e que, por pouco, não provocaram uma tragédia no aeroporto de Brasília.
Deve haver imbecil achando que esse decreto assinado pelo Lula foi redigido por algum petista. Na redação dele, até houve representantes das forças policiais, ou melhor, das forças policiais boas. Mas os imbecis vão ainda mais longe. Antes mesmo do Ministério da Justiça editar a portaria que vai detalhar a aplicação do decreto, já são contra. Mas o máximo de imbecilidade é acreditar (bem, esses imbecis acreditam até que podem se comunicar com ETs através das lanternas de celulares) que esse decreto empodera o crime organizado. O que tem empoderado o crime organizado são os maus policiais que se associam com o crime organizado para levar vantagens financeiras. Quem lê as notícias que relatam as relações espúrias entre policiais e o PCC em São Paulo e a influência do PCC no transporte coletivo da cidade de São Paulo sabe a que estou me referindo.
O protofascista Ronaldo Caiado, governador de Goiás, tá descendo o cacete nesse decreto. Deve ser pra disfarçar suas relações com o Rei do Lixo, empresário enroladão com a Polícia Federal. Mais um honestão que vai ficar nu em praça pública. Aliás, Moro, senador pelo União Brasil, sempre cita o PT como símbolo da corrupção. Será que ele já leu o livro do Luciano Bivar, Democracia Acima de Tudo”? E o noticiário sobre a corrupção no União Brasil? Aí o ex-ministro do Bolsonaro fica mudo, cego e surdo, né?