Jornalista Osvaldo Militão agora é Cidadão Honorário de Londrina

do N.Com

O prefeito entregou na sexta-feira (13) à tarde o título de Cidadão Honorário de ao jornalista Oswaldo Militão. A honraria foi concedida a Militão através da lei municipal 13199/2021, mas devido às restrições relativas à de , não havia sido possível entregar o certificado à época da sanção da medida.

Nascido em Presidente Bernardes, no interior de São Paulo, o jornalista de 85 anos reside em Londrina desde 1956, quando mudou-se para a cidade para cursar o Ensino Médio. No mesmo ano, iniciou sua trajetória pelo jornalismo, tendo passado por diversos veículos impressos, de rádio e de televisão em quase sete décadas de carreira. Atualmente, trabalha na Folha de Londrina e no canal televisivo , também editando a Spotlight. Destacou-se em diversos gêneros jornalísticos, como a cobertura esportiva e a coluna social. Foi casado por 55 anos com Ignêz Therezinha Goes Militão, falecida em 2023, com quem teve dois filhos, Xênia e Marcelo – seu parceiro no programa de TV “Militão & Militão”. Também tem três netos: Ana Carolina, Emanuel e Luiza.

Jornalista Osvaldo Militão agora é Cidadão Honorário de Londrina
Foto: Vivian Honorato/PML

Além da carreira jornalística, Militão formou-se na terceira turma da Faculdade Estadual de Direito de Londrina, que depois seria incorporada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Cumpriu dois mandatos como juiz classista da , foi presidente da Autarquia Municipal de Esportes, trabalhou no Instituto de Previdência do Estado e atuou na , sendo eleito como suplente de em 1988, com 1.500 votos.

De acordo com o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, o jornalista é um patrimônio vivo da história londrinense. “Se alguém merece esse reconhecimento, é o Militão, que ajudou a consolidar a imprensa de Londrina e registrou fatos, eventos e personagens que marcaram a história da cidade. Para mim, é uma grande alegria poder entregar esse título a ele”, destacou.

Militão agradeceu ao prefeito e à Câmara Municipal pelo título, que definiu como um dos maiores que recebeu na vida. “É o reconhecimento pelo trabalho que fiz em Londrina, e é uma homenagem que todo mundo deseja porque mostra para a família que não passamos por aqui em vão. Eu vi a cidade crescer e tive a oportunidade de aprender muito e me desenvolver profissionalmente aqui. Fiz muitos amigos, pois Londrina é uma cidade que sempre recebeu a todos de braços abertos, e continua recebendo até hoje, e oferecendo muitas oportunidades”, afirmou.

Ao receber a honraria, o jornalista estava acompanhado de seu filho Marcelo, de sua nora Andréa e dos netos Ana Carolina, Emanuel e Luiza.

Compartilhe
Leia Também
Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *