Londrina é Selo de Ouro de Criança Alfabetizada

Celia Baroni/N.Com

O Selo de Ouro é uma premiação que faz parte do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do . Ele estabelece uma série boas áticas que devem ser trabalhadas através de uma parceria entre os Estados e Municípios com a . São três os selos: o de bronze, o de prata e o de ouro. O objetivo é garantir que 100% das crianças estejam alfabetizadas até a conclusão do 2° ano do . E Londrina foi premiada com o Selo de Ouro, durante cerimônia realizada em Curitiba no início de dezembro.

Londrina é Selo de Ouro de Criança Alfabetizada
Foto: SME / divulgação

A honraria é entregue às secretarias de municipais e estaduais, conforme o sucesso da sua atuação no de alfabetização. “Essa conquista é fruto de um trabalho comprometido, feito com amor e dedicação por toda a nossa de educação: professores, diretores, e famílias. Alfabetizar na idade certa é garantir que as crianças tenham as bases para um futuro melhor”, enfatizou a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

Para concorrer nesta premiação, a Secretaria Municipal de Educação tem de comprovar que adotou as políticas, programas e estratégias de ensino formuladas pela União e Estado.  A articuladora municipal do programa, Rafaeli Constantino Valêncio Peres, explicou que Londrina adaptou as estratégias à realidade e necessidades dos alunos da rede municipal.

A iniciativa é incentivada pelo programa que prevê, inclusive, a apresentação destes trabalhos. “As ações e propostas são sempre desenvolvidas a partir das orientações da Diretoria Pedagógica e Gerência de Ensino Fundamental, e os educadores participam propondo formatos e estratégias particulares para contribuir com o processo”, comentou. O Município conta ainda com o Programa Educa Juntos, do Governo Estadual que, além de material próprio, apoia na implantação das políticas de educação.

Londrina é Selo de Ouro de Criança Alfabetizada
Foto: Emerson Dias / NCom

Há também uma atenção especial para a redução da desigualdade de avanços dos alunos, uma das metas do Programa. Os alunos que mostram alguma dificuldade em acompanhar a alfabetização recebem acompanhamento diferenciado. Entre as ferramentas usadas para a recomposição da aprendizagem estão a ampliação da jornada escolar e a recuperação paralela, que é realizada durante o horário normal de aula.

Projetos que estimulam a leitura literária, como o de leitura e contação de histórias e o “cantinho da leitura”, presente em todas as salas de aula, ajudam a despertar a criança para o prazer de ler. Os professores também passam por formação continuada ao longo de todo o ano letivo.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, este ano, 92% dos alunos terminaram o 2° ano alfabetizados. Isso significa que eles vão entrar no 3° ano compreendendo o funcionamento do sistema de escrita e lendo. Para avaliar o nível de aprendizagem, os passam por avaliações mensais e, periodicamente, por exames em larga escala que analisam a ência na leitura, produção de texto e matemática. Todas as ações sobre a alfabetização são monitoradas pelas plataformas estaduais e federais de avaliação, e acompanhadas pelas articuladoras estaduais Jozelia Tanaca (SME), Zilda Araújo e Kelly Massafera da SEED.

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