Marcelo Belinati abriu as portas de 2024

O jornalista Fábio Silveira, que em breve retornará com seu blog Baixo Clero, fez uma análise que postou na sua rede social facebook sobre a nova composição do secretariado de Marcelo Belinati:

Por Fábio Silveira

Podem anotar: no 11º dia do seu segundo mandato, ao anunciar mudanças no secretariado, o prefeito Marcelo Belinati (PP) abriu, voluntária ou involuntariamente, a sua sucessão. As razões para essa afirmação estão na Secretaria de Governo, onde Juarez Tridapali, que é professor da UEL e tem perfil técnico, foi substituído por Alex Canziani (PTB). Vice-prefeito na gestão de Antonio Belinati (1997-2000) – aquela que acabou com o escândalo Ama/Comurb –, ex-deputado federal e ex-secretário estadual, Canziani sonhava em ser candidato a vice-prefeito na chapa de Marcelo Belinati. Seus aliados se consideraram traídos quando o prefeito que agora começa o segundo mandato preferiu manter João Mendonça como vice. Mendonça é um vice tranquilo para Marcelo Belinati, principalmente pelo fato de não ambicionar o cargo do prefeito. Canziani como vice talvez pudesse incomodar mais ou fazer sombra ao prefeito, ainda que uma nova reeleição não seja possível.

As arestas parecem ter sido aparadas com Canziani como secretário. E numa Secretaria onde ele vai poder fazer articulação política e de quebra conquistar aliados e preparar a campanha para prefeito. Na verdade, pode ser o “degrau” desejado por Canziani como vice, mas materializado como secretário. Ser prefeito sempre foi o sonho do ex-deputado e agora secretário. Mas nas tentativas anteriores teve desempenho pífio nas urnas.

Se Marcelo Belinati chegar ao fim do mandato bem avaliado, Canziani poderá ser um candidato forte. Se o vácuo de lideranças persistir e a oposição não conseguir apresentar candidatos fortes, como foi em 2020, suas chances aumentam. Por outro lado, a aliança com Canziani também é útil, pois pode garantir os dois votos do PTB na Câmara. Aliás, Canziani já teve influência no primeiro mandato, com a indicação de secretários. Agora fica mais influente ainda.

7 thoughts on “Marcelo Belinati abriu as portas de 2024

  • 12/01/2021, 14:15 em 14:15
    Permalink

    Fábio Silveira, te respeito com jornalista. Mas, nessa tá por fora. O Juarez, apesar de técnico, não conseguiu jogar ou integrar com a equipe e também não entendeu a função da pasta que ocupou. Idêntico Luiz Candido na Cohab e Caio Cesário na Cultura.

    Resposta
  • 12/01/2021, 14:34 em 14:34
    Permalink

    Óbvio, sempre assim. E aposto que o Prefeito reeleito não chega aos 4 anos, vai se lançar para o Governo de Estado, Senado ou Deputado Federal. Palpite. Dobradinha Rato e Belinati. São do Centrão, tudo em Casa.

    Resposta
  • 12/01/2021, 15:42 em 15:42
    Permalink

    Sem dúvida com esta decisão Londrina fica com 02 prefeitos , um que infelizmente foi reeleito pelo povo ,e o outro que mandava sem ocupar cargo na administração .O pai da deputada com toda certeza tem muito mais traquejo politico e engole fácil o prefeito .Penso que o arrogante Canhada esta perdendo o poder , o que aliás só tem uma justificativa , sabe e sabia de muitas coisas não expressa em público

    Resposta
    • 12/01/2021, 16:41 em 16:41
      Permalink

      Quanto tempo Esse Canhada vai levar tombar. A história mostra que esse perfil não perdura.

      Resposta
      • 12/01/2021, 19:01 em 19:01
        Permalink

        O pai da disputada virou prefeito biônico…

        Resposta
  • 13/01/2021, 07:29 em 07:29
    Permalink

    Este Canhada é parasita de profissão desde qdo foi “assessor na Sercomtel” Ganha dinheiro sem fazer nada.

    Resposta
  • 13/01/2021, 12:54 em 12:54
    Permalink

    Porque então não é EXONERADO este tal de Canhada , ou sabe muito.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: