Morador de Londrina, acusado de financiar atos golpistas é denunciado por 5 crimes
do UOL
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta quinta-feira, 14, o primeiro suspeito de financiar os atos golpistas do dia 8 de janeiro.
Morador de Londrina, no Paraná, o homem teria fretado quatro ônibus, por R$ 59,2 mil, para levar bolsonaristas até Brasília. Segundo a PGR, também teria ajudado a organizar a viagem e a “arregimentar” manifestantes e doações. A identidade dele não foi divulgada.
A denúncia atribui cinco crimes:
- Associação criminosa armada;
- Abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- Golpe de Estado;
- Dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima;
- Deterioração de patrimônio tombado.
Se for condenado, pode pegar até 30 anos de reclusão.
A denúncia, enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), é assinada pelo subprocurador Carlos Frederico dos Santos, que coordena as investigações sobre os atos golpistas.
O homem teria participado “ativamente” de conversas golpistas em aplicativos de mensagem. Ele também mantinha, segundo a denúncia, uma lista de transmissão para encaminhar publicações antidemocráticas.
“O objetivo era incitar a população e as Forças Armadas para, não só contestar o resultado das eleições 2022, como destituir o presidente eleito”, afirma a PGR.
Esses golpistas estão sendo beneficiados pelo regime democrático que eles tentaram substituir por uma ditadura civil-militar-miliciana. Em uma ditadura militar, alguém com essas acusações já teria sido preso, torturado e provavelmente levado à “ponta da praia”. Sem anistia aos condenados pela participação na Intentona Golpista de 8 de Janeiro.
O erro dessa gente foi não cair no tráfico ou corrupção.
A maioria dos patriotários apresentam dois problemas cognitivos: acreditar em tudo que golpista safado fala e ser ignorante mesmo. Isso levou uma parte dos patriotários a irem a Brasília participar de um golpe de Estado como se fosse um passeio dominical. E alguns patriotários pensavam que não estavam cometendo um crime gravíssimo. Para esses, crime é só tráfico e corrupção. Os imbecis não sabiam que seu mito havia sancionado uma lei em 2021 chamada Lei dos Crimes contra o Estado Democrático de Direito. Uma parte que foi a Brasília promover quebra-quebra já está recebendo condenações e alguns até já estão enjaulados. Agora é hora de quem entrou com dindim. Depois virão os mentores do golpe. Estes sabem que estavam cometendo e insuflando um crime. Por isso são os mais espertos e as provas contra eles são mais difíceis de serem obtidas. Para o bem da Democracia, todos esses criminosos vão pagar por tentarem destruir o Estado Brasileiro. Cana neles.