No momento, para a direção da Assembleia Legislativa do Paraná, Jairo Tamura assume a vaga de Micheleto
Mais curioso do que minha avó Ursolina Viola quando ficava na varanda dela na Vila Recreio vendo as pessoas e a vida passar, este blogueiro consultou a Assembleia Legislativa do Paraná sobre quem assumirá a vaga do ex-deputado Marcelo Micheleto, eleito prefeito de Assis Chateaubriand.
Até o momento, diz a comunicação da Assembleia, quem assume é o ex-vereador londrinense Jairo Tamura. “A não ser que haja alguma decisão judicial contrária à posse do Tamura”, comentou o deputado Ademar Traiano, presidente da ALEP.
Explico a confusão: Jairo Tamura foi candidato a deputado estadual pelo PL e ficou na primeira suplência. Portanto, o primeiro na lista de direito ao cargo. No entanto, ele deixou o PL na janela partidária do ano passado para tentar ser candidato a prefeito de Londrina pelo União Brasil. Depois de tudo certo, nada resolvido e o União Brasil, depois de ter dito que ele seria o candidato, retirou a candidatura.
Como a legislação eleitoral diz que o mandato legislativo é do partido e não do candidato, teoricamente ao deixar o PL Tamura teria perdido a vaga, que também é reivindicada pela vereadora de Curitiba, Carlise Kwiatkowski (PL).
No entanto, Tamura, a convite do PL local e do estadual, retornou ao partido há poucas semanas.
Ou seja, confusão para a justiça decidir.
Carlise Kwiatkowski chegou a ingressar na Justiça Eleitoral pedindo uma antecipação de cautela para que ela tivesse direito a assumir a vaga na Assembleia, mas lhe foi negada.
Aguardemos.
https://politicapr.com.br/disputa-por-vaga-do-pl-na-alep-promete-batalha-judicial/