
Professores da Universidade Estadual de Londrina já levaram “corridão” de bandos e passaram a usar bombinhas nos bolsos para se defender quando são cercados.
O problema já foi denunciado para os órgãos ambientais do Estado, mas por enquanto nenhuma providência foi tomada.
Em 2019 o biólogo da Ong Meio Ambiente Equilibrado (MAE), Marcelo Arasaki, também fez registros dos animais.
“Logo em 2019, quando conseguimos os primeiros registros da invasão dos javalis na Mata dos Godoy, nós corremos para publicar e para ciência ter noção do acontecido e também para o órgão de gestão do parque tomar as primeiras ações para conter a disseminação dessa invasão dos javalis”, afirma o pesquisador.
Em 2020 o parque foi fechado para a visitação pública. Porém, de lá para cá, quase nada foi feito.














5 comentários
Cadê o MP
Alô alô Rafael Greca e Sedest. Cadê vocês e o MP?
PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL MATA DOS GODOY deveria estar na sua quinta (5ª REVISÃO prevista em Lei, pois foi aprovado em 2002 – a 23 anos atrás).
https://www.bonde.com.br/bondenews/londrina/iat-abate-javalis-na-mata-dos-godoy-em-londrina
Aí
https://www.folhadelondrina.com.br/folha-rural/com-aumento-populacional-javalis-sao-abatidos-no-parana-3270867e.html
Mais:
https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2025/03/19/javalis-sao-abatidos-no-parana-apos-aumento-no-numero-de-animais-danos-ao-meio-ambiente-e-risco-as-pessoas.ghtml
Está definido:
Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Roraima, Tocantins, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
https://www.gov.br/ibama/pt-br/assuntos/biodiversidade/especies-exoticas-invasoras/manejo-e-controle-do-javali
Olha o perigo Rafael Greca, nosso Obelix político:
Em UCs da Serra da Mantiqueira o javali foi encontrado em densidade de até 2,2 ind/km2, se alimentando principalmente do pinhão das araucárias naturais (GONÇALVEZ, 2015). Em reconhecimento a gravidade dos impactos dessa espécie o Ibama (2013) autorizou o controle populacional do javali vivendo em liberdade em todo o território nacional. Sua abundância e densidade é mais baixa em áreas onde há caça, havendo relatos de que por ano foram abatidos 100 javalis na região de Itamonte-MG, ao contrário de áreas monitoradas e com entrada regulada, em que as densidades da espécie são mais altas (GONÇALVEZ, 2015). Outro estudo na Serra da Mantiqueira, no PN do Itatiaia, relata que o javali impactou a integridade física de córregos em maior
intensidade que a queixada Tayassu pecari, espécie nativa (ROSA, 2016).
Diante destes impactos, populações selvagens de S. scrofa, se constituem uma das principais EEI da APASM, devendo ser tomadas iniciativas de fiscalização e controle dos mesmos.
https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/biodiversidade/unidade-de-conservacao/unidades-de-biomas/mata-atlantica/lista-de-ucs/apa-da-serra-da-mantiqueira/arquivos/plano_de_manejo_serra_da_mantiqueira_2018.pdf
Já em Londrina:
“Aqui, uma das UCs estaduais (Godoy) está fechada pelo domínio desses bichos e ninguém se movimenta para resolver.”
Alô MP, Alô Turismo, Alô Meio Ambiente está na hora da REVISÃO LEGAL do Plano de Manejo da Unidade de Conservação do Parque Estadual da Mata dos Godoy:
“A gente esquece que por trás da tomada de decisões existem pessoas com compromisso e aquelas hoje mais frequentes, as compromissadas só com o seu salário….e olhe lá hein!!!
O IAT não tem a menor compromisso com isso”:
20 – Parque Estadual Mata dos Godoy
Plano de Manejo e Anexos – concluído em 2002
Ato legal de aprovação: Portaria IAP n. 217/2002, de 19 de dezembro de 2002
https://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Planos-de-Manejo
E
https://celepar7.pr.gov.br/sia/atosnormativos/form_cons_ato1.asp?Codigo=956
E
https://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Plano-de-Manejo-Parque-Estadual-da-Mata-dos-Godoy
Seria uma revisão hein MP… cadê vocês?
“Art. 1º – Instituir os Planos de Manejo das Unidades de Conservação denominadas Parque Estadual do Guartelá, Parque Estadual das Lauráceas, Parque Estadual do Cerrado, Parque Estadual do Monge, Parque Estadual Rio Guarani, *Parque Estadual Mata dos Godoy* e Parque Estadual de Vila Velha.
…
Art. 3º – O Plano de Manejo deverá ser revisado em prazo máximo de 5 anos.
…”
https://celepar7.pr.gov.br/sia/atosnormativos/form_cons_ato1.asp?Codigo=956
Dá dó
https://pt-br.facebook.com/ParqueEstadualMatadosGodoy
Última atualização.
https://www.instagram.com/explore/locations/258762329/parque-estadual-mata-dos-godoy/
E
https://uc.socioambiental.org/arp/1049
Cadê o MP e TCE
O tão quase zeloso Ministério Público do Paraná tem sob sua responsabilidade a questão de fiscalizar a gestão do Meio Amgiente também.
Mas a Unidade de Conservação Estadual Mata dos Godoy está às traças a muito tempo – Parque Estadual Mata dos Godoy
https://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Parque-Estadual-Mata-dos-Godoy-PEMG
Daí imagino que há muito trabalho para cuidar do matagal abaixo da sede do MP em Londrina, construído próximo ao fundo de vale do Cambezinho e Córrego das Pombas (em área de quase semi preservação ambiental perto da favela dos índigenas em situação de moradia insalubre – https://www.folhadelondrina.com.br/cidades/corrego-das-pombas-o-unico-canalizado-195138.html ).
Como os índios são de alçada federal, muitos se dedicam no MP de Londrina a atender os ex Sem Terra “mas com lotes titulados pelo Incra em 2022 do Eli Vive”, ficando as famílias de índios de Lerroville e Tamarana e Sao Jerônimo da Serra e Congonhinhas, morando naquele ajuntado de barracos insalubres feitos pela Prefeitura de Londrina nos idos de 1980.
Quando o MP de Londrina deixará o homeoffice para a questão ambiental e indígena?
Glaucia
Os javalis encontraram na Mata dos Godoy um novo habitat ou se trata apenas de um corredor ecológico?
Ou foram introduzidos na Mata?
Para informar
Dona Glaucia: se são espécimes exóticos não são daqui, desta Terra Brasilis.
Portanto são introduzidos.
E como não tem predador e reproduzem quase como ratos, estão dominando e expulsando espécies.
Como não dá para desenhar – é fato afirmar que se os órgãos ambientais permitem a sua caça de controle em TODO O BRASIL, eles não usam a Mata dos Godoy para passeio e lazer ou turismo.
Javali está matando os catetos, seus concorrentes da fauna local, e a flora que eles pisoteiam e compactar, ainda rasgam com suas presas as pequenas árvores e arbustos que cortam, além de usar as minas d’água e nascentes para fazer o barreiro e lamaçal ao limpar seus parasitas de pele, compactando e fechando esses olhos d’água.
Veja Dona Glaucia e Vereadora Jessicã – desde 2013:
a Instrução Normativa (IN) Ibama nº 3, de 31 de janeiro de 2013, que declarou os javalis como sendo “animais exóticos invasores e nocivos às espécies silvestres nativas, aos seres humanos, ao meio ambiente, à agricultura, à pecuária e à saúde pública”.
https://oeco.org.br/analises/o-javali-no-brasil-passado-presente-e-futuro-de-uma-praga-incompreendida/
Deu para entender que não são pets e nem ao menos controlados e muito menos autóctones?
Band
https://www.band.uol.com.br/agro/noticias/saiba-por-que-os-javalis-sao-considerados-uma-das-piores-pragas-da-agricultura-16657177
Glaucia
Não sou bióloga, para começar. Procuro me manter informada através de sites com conteúdo jornalístico, como esse.
O peixe-leão também é uma espécie exótica, que está causando problemas ao mar brasileiro.
Outras espécies exóticas também foram introduzidas na fauna e flora brasileira.
O Brasil tem ministério do meio ambiente, os Estados têm secretárias do meio ambiente, as prefeituras têm órgãos do meio ambiente. Tem guarda florestal. Tem político que representa as causas ambientais. Tem IBAMA. Tem legislação federal, estadual e municipal.
Mas, os fiscais do IBAMA, por exemplo, são recebidos à bala no Norte do País pelos garimpeiros, pelas madeireiras clandestinas.
Alguém cometeu esse crime ambiental.