Paraná entre os 5 estados mais seguros do País. Mas dá pra melhorar
A notícia é boa. De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, o Paraná ganhou três posições e agora ocupa a quinta colocação na área da segurança pública. O comparativo é relativo ao ano de 2020 e 2021.
A metodologia leva em consideração nove pilares para a avaliação: atuação do sistema de justiça criminal, presos sem condenação, déficit carcerário, mortes a esclarecer, mortalidade no trânsito, morbidade no trânsito, segurança pessoal, segurança patrimonial e qualidade da informação da criminalidade.
De acordo com especialistas, a nova realidade do Paraná se deve a investimentos em tecnologia, integração das polícias e grandes investimentos na área.
Violência em queda
Dados do Relatório Estatístico Criminal da Segurança Pública do Paraná, divulgado no mês passado, revelaram que, no primeiro trimestre de 2022, 254 cidades paranaenses não registraram nenhum homicídio. No total, esse número representa 63% dos municípios do estado.
Ela realmente precisa melhorar. É absolutamente necessário que haja redução de mortes por confrontos. Diante de tantos confrontos, não é verossímil que apenas um policial ou que pouquíssimas viaturas sofressem algum dano físico. Em Londrina, o único policial ferido em confronto foi vítima de outro policial porque ele estava à paisana. Já passou da hora dos policiais paranaenses levarem câmeras acopladas a seus uniformes.