Pesquisa EPICOVID19-BR é realizada em Londrina

do N.Com

O Estudo de Prevalência da Infecção por Covid-19 no Brasil (EPICOVID19-BR), coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e financiado pelo Ministério da Saúde, junto ao IBOPE Inteligência, realizam entre os dias 21 e 23 deste mês, visitas residenciais nas quais serão feitas entrevistas e testagens rápidas do novo coronavírus.

A cidade de Londrina foi incluída na pesquisa e segundo a médica Fátima Tomimatsu, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o objetivo é testar 250 moradores do município. A coordenação de pesquisa da Ufpel junto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), definiram quais seriam as residências e regiões das pessoas que serão entrevistadas. Assim, a partir dos setores censitários do IBGE, as testagens serão feitas mediante um sorteio aleatório.

A médica destacou que a participação na pesquisa é voluntária. “É importante frisar que a pessoa será esclarecida e os moradores vão receber panfletos informativos a respeito da pesquisa e, também, um formulário de termo de consentimento. No entanto, a participação é voluntária”, frisou.

Foto: AEN / divulgação

Sobre o teste – O teste será realizado por meio de uma coleta de sangue da ponta do dedo do participante, sendo, posteriormente, analisada em um aparelho. O resultado leva em torno de, aproximadamente, 15 minutos. Enquanto isso, será realizada uma entrevista em relação aos sintomas, medidas de proteção e isolamento social.

De acordo com Tomimatsu, caso algum participante apresente positivo no teste, os pesquisadores irão realizar contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Em casos positivos, a enfermeira contratada,  que estará acompanhando as entrevistas, fará contato com a Secretaria de Saúde para que nós possamos dar os devidos encaminhamentos com esse participante que testar positivo”, destacou.

Sobre a pesquisa – A pesquisa EPICOVID19-BR, que estima a proporção de casos de infecção por coronavírus no Brasil, inicia nova etapa a partir deste domingo (21). A meta é realizar 33.250 testes rápidos e entrevistas em 133 cidades de todos os estados do país.

O estudo tem aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e cumpre todos os requisitos de segurança necessários, para proteger os pesquisadores e a população. Cerca de 2,6 mil pesquisadores do IBOPE Inteligência farão visitas domiciliares. Eles estarão identificados por crachá e com os equipamentos de proteção individuais, como máscaras, toucas, aventais, óculos de proteção, entre outros.

3 thoughts on “Pesquisa EPICOVID19-BR é realizada em Londrina

  • 19/06/2020, 11:19 em 11:19
    Permalink

    Por que será que a grande Londrina é usada por más administração? Poucas vezes tivemos administradores que usaram o bom senso e a razão e fazer grandes obras para a região. Não é possível como uma cidade tão próspera nunca consegue sair do lugar. Quantos prefeitos fizeram feio, igualmente faz o atual. Quando que seremos mais inteligentes e saibamos escolher outros candidatos não “manjados”. As nossas representações são pífias… uns deputados estaduais e federais já estão fazendo “campanhas” dando “uns trocos” como fizeram em Centenário do Sul. Devemos orientar a todos em não votar principalmente em candidatos do PT. É meu pensamento e de muitos que enxerga tudo errado com respingos de corrupção!

    Resposta
  • 20/06/2020, 09:24 em 09:24
    Permalink

    Não entendi. O último prefeito eleito pelo PT, em Londrina, foi o Micheleti…aliás um dos únicos eleitos pelo Partido dos Trabalhadores. De fato, o problema não é o PT…

    Resposta
  • 20/06/2020, 11:16 em 11:16
    Permalink

    Pois é,gostaria que o Resende me dissesse 3 nomes de deputados estaduais do PT E 3 FEDERAIS,que são ladrões,ou que orbitam o centrão etc,Gostaria que fizesse uma comparação entre os filhos do Lula e Dilma,que nunca tiveram cargos públicos,a origens de supostas riquezas,onde elas se encontram,mas ai meu caro,vamos aos filhos do Bolsonaro,eu te digo o que possuem,e olha que é bastante coisa,te digo como enriqueceram,e te digo quem são seus amigos bandidos.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: