Portabilidade de cartão de crédito rotativo será gratuita em julho de 2024

do UOL

A portabilidade do cartão de crédito rotativo poderá ser feita de forma gratuita a partir de 1º de julho de 2024. Os clientes poderão levar o saldo devedor de uma instituição financeira para outra sem pagar qualquer taxa.

O que aconteceu

A norma foi aprovada pelo Banco Central e pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) na semana passada. Os devedores poderão buscar uma instituição que ofereça juros menores ou melhores condições de pagamento, e pedir a ela uma proposta.

Com isso, será possível checar se o banco onde está a dívida original quer fazer uma contraproposta. Nesse caso, a regra também determina que ao menos uma das contrapropostas seja com o mesmo prazo da proposta que foi oferecida pelo concorrente.

As novas regras foram divulgadas pelo Banco Central nas redes sociais. Também na semana passada, o BC e o CMN definiram que os juros cobrados não poderão ultrapassar o valor original da dívida a partir de janeiro.

As informações referentes à portabilidade das dívidas e dos demais instrumentos de pagamento pós-pagos, além dos dados referentes a cada operação de crédito contratada, deverão ser detalhados no Demonstrativo Descritivo do Crédito.

Ainda segundo do BC, a portabilidade de saldo devedor de fatura de cartão de crédito não se aplica aos casos que preveem pagamento da fatura por consignação em folha de pagamento.

 

Compartilhe
Leia Também
Comente

Um comentário

  1. Décio Paulino

    Isso aí é firula do BC. O que esse banco precisa fazer é baixar os juros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios