Segundo DataFolha, maioria apoia o direito à reeleição

do G1

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo”, nesta sexta-feira (22), aponta que 58% dos entrevistados acreditam que os governantes devem ter direito à reeleição. Por outro lado, 41% apoiam o fim deste direito. Os demais entrevistados não souberam responder.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 147 municípios brasileiros. As entrevistas foram feitas nos dias 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Atualmente, líderes do Senado estão discutindo uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pode acabar com a reeleição para funções do Poder Executivo, como a de prefeitos, governadores e presidente da República.

A discussão do assunto é defendida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que deseja avançar com uma espécie de “megarreforma eleitoral”.

Uma das possibilidades é a de que a reforma crie mandatos únicos de 5 anos para todas as funções eletivas. A exceção seria para os senadores, que teriam 10 anos.

Segundo o Datafolha, a continuidade da reeleição é mais defendida entre aqueles que se declaram petistas: 67%. Já os que disseram ser bolsonaristas, o índice favorável à reeleição é de 54%.

A pesquisa apontou ainda que 71% dos jovens de 16 a 24 anos são contrários ao fim da reeleição. Os mais ricos e os menos instruídos também são maioria na defesa da recondução ao cargo, representando 62% e 61% desses grupos, respectivamente.

Compartilhe
Leia Também
Comente

Um comentário

  1. Moriarty

    Tudo bem que parlamentares defendam o fim da reeleição para cargos do Executivo. Mas, se o fim da reeleição é democrático e benéfico, por que também não acabar com a reeleição no Poder Legislativo?

  2. Há Lagoas

    A reeleição em nossa República das Bananas tem se mostrado como um câncer! Usar a máquina pública em beneficio próprio, ter “o poder da caneta na mão” e os conchavos politiqueiro tem demonstrado o quanto somos vitimas destes larápios que desejam se “perpetuar” no poder! Lamento que 58% dos eleitores não vejam desta forma, mas respeito quem pensa diferente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios