Londrina anuncia que está convocando mais de 400 profissionais de Saúde – médicos, enfermeiros, técnicos – que passaram no ultimo concurso público. Além de reforçarem as estruturas já existentes, também serão alocados nos novos serviços que a prefeitura pretende implementar.
Hoje, por exemplo, foi iniciada uma ação importante para o público infantil. Trata-se da Rede Carinho na unidade de Pronto Atendimento (PA) do Jardim Leonor, região oeste. O atendimento de urgência e emergência, voltado a crianças e adolescentes de até 12 anos incompletos, ocorrerá de segunda a segunda, das 7h às 19h, com previsão de ampliação para 24h a partir de 1° de abril.
Até esta data, os atendimentos fora do expediente da Rede Carinho serão direcionados ao Pronto Atendimento Infantil (PAI), que continua sendo o serviço de referência para o atendimento de pediatria em todo o município.

A assistência na Rede Carinho é voltada à urgência e emergência de menor complexidade. Atendimentos como consultas de rotina, vacinação, acompanhamento de puericultura, entre outros, continuam sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A Rede Carinho está sendo estruturada com profissionais que estão sendo convocado por meio de concurso público, como médicos e enfermeiros. Três médicos já tomaram posse e um deve ser empossado na próxima semana, além de outros quatro profissionais de enfermagem. Além disso, também conta com a equipe multiprofissional que já atua no PA do Leonor, de 80 funcionários.

O prefeito Tiago Amaral ressaltou ser um dia de muita alegria, porque a Prefeitura está levando para os bairros aquilo que é mais importante, que são o atendimento e o cuidado com as pessoas. “Ao invés de centralizarmos tudo, a nossa estratégia é levar o atendimento mais próximo das pessoas, nos bairros, em todos os cantos da cidade. A Rede Carinho faz parte do nosso programa de governo, é um dos grandes investimentos que nos comprometemos, e agora se torna realidade”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, disse que a Rede Carinho foi implementada com o intuito de trazer identidade e certificação para o atendimento pediátrico na cidade de Londrina. “Não é uma unidade muito grande, mas é uma unidade que se preparou. Nós estudamos o processo, nós trabalhamos no planejamento, no tático, e hoje nós estamos operacionalizando esse grande projeto”, frisou.
Feijó comentou que hoje (17) a Rede Carinho conta com um pediatra de plantão e uma equipe treinada para as intercorrências pediátricas, com enfermeiros e técnicos de enfermagem, que estão preparados para atender a qualquer tipo de intercorrência. “Nós queremos dois médicos por turno, essa é a nossa proposta, e queremos continuar descentralizando o atendimento. Ou crianças resolvem o seu problema aqui e voltam para as suas casas ou elas serão reguladas para um serviço de maior complexidade”, explicou.
Segundo a secretária, a intenção do Município é ampliar a Rede Carinho para unidades da zona norte e sul, e outras que carecem de atendimento pediátrico. “Infelizmente, a rede municipal de saúde hoje não tem oferta de pediatras em número satisfatório para que possamos recompor todas as 54 UBSs com atendimento pediátrico. Por isso, nós vamos descentralizar, ampliar o acesso e qualificar a equipe”, informou. o sistema de prontuário eletrônico.














