
Uma convenção conjunta do União Brasil e do Progressistas (PP) oficializou nesta terça-feira (19) a criação de uma federação partidária entre as legendas.
Antes do encontro, pela manhã, dirigentes das siglas também aprovaram, em reuniões separadas, o estatuto da aliança, documento que vai guiar o funcionamento e a atuação da federação (veja mais detalhes aqui)
A chancela ao texto era uma das etapas necessárias para formalizar a aliança, anunciada há quase quatro meses, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com o documento em mãos, a federação deve dar entrada no registro formal na Corte Eleitoral, o que deve ocorrer nos próximos dias.
Dirigentes da federação afirmam que a aliança deverá se posicionar de forma crítica ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Os presidentes do PP (Ciro Nogueira) e do União Brasil (Antonio de Rueda) têm defendido o lançamento de uma candidatura de centro-direita em 2026.
O União tem um pré-candidato: o governador de Goiás Ronaldo Caiado. Mas Ciro Nogueira é um dos defensores de uma costura em torno do nome de Tarcísio de Freitas para o Planalto.
Governador de São Paulo e filiado ao Republicanos, Tarcísio foi um dos políticos que participou da cerimônia desta terça, em Brasília. Às lideranças da “superfederação”, ele afirmou que o Brasil “aguardava muito esse passo” e que, com o grupo, há uma esperança de “discutir temas mais relevantes”.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) também participou do evento que sacramentou a federação de União e PP.















5 comentários
Jubileu de Albuquerque
Ricardo Barros e Sergio Moro juntos… Interessante!!
Jose Lito
Marcelo Belinati e Tonho Belinati são do PP.
Mas, sempre mijam fora do pinico.
Genildo
Que se articulem rapidamente senão Lula, PT, Flávio, Moraes e Lamoso concretizam o plano de transformar o Brazil na nova Venezuela.
Xavier Rosa
Nas redes sociais Tio Bila pede voto para Álvaro Dias:
Depois de 57 anos de rivalidade, o ancião Antonio Belinati surpreende ao se aliar ao idoso Álvaro Dias, seu eterno adversário. Curiosamente, ambos começaram suas carreiras no rádio em 1967 e como vereadores em Londrina em 1968, mas nunca trabalharam juntos.
Uma mudança tão inesperada que seria o caso de internar o ex prefeito! E, para piorar, Tio Bila decepciona mais uma vez, não conseguindo prever cenários. As pesquisas não são boas para o ex Governador Dias. A incoerência é a marca do Belinati aposentado.
Ferrou mais
Coitado dos brasileiros com estes dois partidos negociando cargos e emendas.