Desde 2008

Editor:
Cláudio Osti

Vereadores acusados de pedir propina são afastados

3 comentários

de O Gazeteiro

O Ministério Público do Paraná requereu e o Judiciário determinou o afastamento do cargo de dois vereadores do município de Toledo, no Oeste do estado. Dudu Barbosa (MDB) e Valdomiro Bozó (PL) são investigados pelo crime de corrupção passiva. Os dois teriam solicitado vantagem indevida (propina) de empresa do ramo de energia renovável em troca de aprovação de projeto de lei. A decisão, expedida no dia 2 de agosto pela 1ª Vara Criminal de Toledo, responde a pedido feito pela 4ª Promotoria de Justiça de Toledo, que também denunciou os dois agentes políticos por corrupção passiva.

Apurações demonstraram que, no dia 31 de outubro de 2024, os dois vereadores solicitaram R$ 300 mil à empresa, que estaria em tratativas com o Município de Toledo para a elaboração de um projeto de construção de Central de Geração Hidrelétrica (CGH) no Rio São Francisco, localizado na Estrada da Usina. A proposta legislativa objeto das negociações ilícitas garantiria a regularização de servidão administrativa que seria utilizada pela empresa para a passagem de tubulações.

O afastamento dos cargos deverá ter duração inicial de 180 dias. A denúncia criminal já foi recebida e tramita na 1ª Vara Criminal de Toledo.

Compartilhe:

Veja também

3 comentários

  • Cadê o MP e TCE

    Em Londrina são pródigos também nos escândalos
    ZR 3
    Empório Guanabara
    Pedindo quilometro$ gravados pelo Antônio Belinati em seu gabinete do vereador que queria livrá-lo da cassação
    Lembram deles?
    Nome a nome?

    • O pedido dos vereadores meliantes foi de 300 mil reais.
      Já a ong ADA custará 400 mil reais do Fundo Municipal de Meio Ambiente para remediar a situação daquelas unidades de aprisionamento de cães e gatos em situação de rua.
      Então vereador dá prejuízo em todo local.
      ALIÁS
      A Receita Federal publicou dia 1⁰ de agosto edital de citação para local incerto e não sabido da ADA:

      A SUBSECRETARIA DE MONITORAMENTO E FISCALIZAÇÃO (SMF), após tentativas de encontrar a pessoa jurídica, ASSOCIACAO DEFENSORA DOS ANIMAIS DE LONDRINA – ADA, inscrita no CNPJ sob o nº 19.705.339/0001-11, NOTIFICA, neste ato, acerca da INSTAURAÇÃO do processo administrativo fiscalizador SEI n. 19995.005488/2025-09, com vistas à apurar a ausência de prestação de contas em ação de distribuição gratuita de prêmios.

      FABIO AUGUSTO MACORIN
      Subsecretário de Monitoramento e Fiscalização

      https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-de-citacao-645687641

Deixe o seu comentário