Da Coluna Esplanada
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) desbaratou o maior esquema de adulteração de combustíveis com metanol já identificado no Brasil. O caso mistura tráfico de derivados perigosos, fraude fiscal e conexões com o PCC, e lança nova luz sobre um velho conhecido das autoridades: o grupo Copape, ligado ao empresário Mohamad Hussein Mourad, apontado pelo MP paulista e pelo Instituto Combustível Legal como o braço da facção no setor de combustíveis. O metanol, substância altamente tóxica, era escoado a partir do terminal Cattalini (Paranaguá), a priori para cidades do interior paulista. Como denunciou a Coluna dia 8 de julho, o produto – muito prejudicial à saúde e que causa danos nos motores – era desviado para abastecer postos na capital, sem controle ou fiscalização. O golpe burlava os sistemas de rastreamento de carga e os controles estaduais de circulação de combustíveis. O esquema só foi desmantelado após um longo trabalho de inteligência da ANP, que cruzou dados de transporte, notas fiscais e padrões de movimentação logística.














9 comentários
Lei 5652, 06/10/1967
No site do IPEM diz isso : O IPEM presta serviços de Avaliação da Conformidade, Verificação Metrológica e Calibração e Ensaios que beneficiam todos os segmentos da sociedade envolvendo os setores comerciais, industriais e de defesa do consumidor.
Contudo, balanças de açougue/mercados/padarias/restaurantes, bombas de combustíveis, máquinas de auferir (alinhamento e balanceanto são fiscalizadas?
Acho que não.
Paulo R. Silveira
https://www.facebook.com/share/r/19nLRxRUv7/
Vale Tudo
Parece que o gestor do IPEM local tá mais pra show de marketing – midiático – do que solução de problemas. Desculpas e terceirização das denúncias não resolvem nada.
Basta provocar ação conjunta igual outras cidades. Maringá é exemplo.
A imprensa local também não faz perguntas mais contundentes. Será preguiça do jornalistas mais jovens.
Sr. Paçoca é o único que tem sensibilidade nessa vergonha nacional.
O Brasil do faz de conta.
Victor Malucelli
https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/videos-meio-dia-parana-londrina/video/ipem-faz-nova-fiscalizacao-em-postos-de-combustiveis-de-londrina-13591579.ghtml
Victor Malucelli
O papel do Ipem em relação aos combustíveis , é verificar a quantidade de combustivel que é forneciada ao consumidor, quanto a qualidade do combustivel, somente a ANP Agência Nacional do Petroleo, pode verificar pois é de sua competência.
Cadê o MPF
IPEM DEVE VERIFICAR A QUALIDADE DO PRODUTO OFERTADO.
SE AS BOMBAS DE COMBUSTÍVEL CUSPIREM ÁGUA então está ok se for na quantidade correta?
Não tem bomba com adulteração em Londrina e mais 94 municipios da região do IPEM?
https://www.ipem.pr.gov.br/Pagina/Escritorio-Regional-de-Londrina
Está faltando fiscalização:
https://globoplay.globo.com/v/13591579/
Em 2013 na cidade de Londrina houve isso:
https://www.gov.br/cade/pt-br/assuntos/noticias/cade-condena-12-postos-de-combustiveis-do-parana-por-cartel
Lembremos aos Promotores e Promotoras de Londrina
https://cdn.cade.gov.br/Portal/centrais-de-conteudo/publicacoes/estudos-economicos/documentos-de-trabalho/2018/documento-de-trabalho-n02-2018-avalia%25C3%25A7%25C3%25A3o-de-politica-de-concorrencia-estimacao-de-danos-no-cartel-de-postos-de-gasolina-em-londrina.pdf
Em 2015 PF fazia o estrago. Por que parou hein PF?
https://exame.com/brasil/pf-desarticula-cartel-de-postos-de-combustiveis-no-df/
Em Brasília até jornal pede investigação em julho de 2025, já Londrina?
https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2025/07/7192526-investigacao-sobre-preco-de-combustiveis-precisa-ser-levada-a-serio.html
Cadê o MPF?
https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2025/07/7208925-cade-aperta-o-cerco-contra-cartel-de-postos-de-combustiveis.html
Cartel
https://www.ipe.df.gov.br/documents/9915964/10220346/Os-Pre%2525C3%2525A7os-da-Gasolina-C-no-Distrito-Federal.pdf
Victor Malucelli
O papel do Ipem em relação as bombas de combustíveis , é verificar a quantidade de produto que é entregue ao consumidor, quanto a qualidade do combustivel, somente a ANP Agência Nacional do Petroleo, pode verificar pois é de sua competência. Existem as Leis que estabelecem as competências de cada organismo do Estado.
O povo que se...
Fica a pergunta:
Qual é o real papel do IPEM? Parece que altos salários para pouca entrega…
Será que vale a pena?
Cadê o MP
https://obastidor.com.br/economia/contra-a-mafia-da-gasolina-9059
Eita Paranaguá
https://www.colunaesplanada.com.br/a-rota-do-veneno-anp-desbarata-mega-esquema-de-adulteracao-com-metanol-ligado-ao-pcc
Ê Paraná zinho:
https://www.osul.com.br/anp-cerca-copape/
Cadê a Receita Federal e Receita Estadual, MP Federal e Estadual em Londrina, Maringá, Umuarama, Pato Branco, Paranaguá e Curitiba?
Ê Paranaguá:
https://www.osul.com.br/lacos-de-sangue/
Laços de sangue
A Polícia Federal prendeu o piloto da Copa e da Fórmula Truck Roberval Andrade e um policial civil conhecido como Marcelo “Bombom”. São suspeitos de esquema para liberar um helicóptero que teria sido utilizado por integrantes do PCC. Mas essa é só a ponta do iceberg. As investigações revelaram um enredo mais perigoso: caminhões da transportadora de Roberval foram flagrados carregando metanol no Porto de Paranaguá (PR). A carga seguia para o interior paulista onde, segundo a Polícia, os veículos trocavam as placas de identificação do produto, simulando transporte de etanol hidratado. O metanol, produto maléfico ao motor, era vendido como se fosse combustível legal em postos da capital e da Grande São Paulo. Esses postos estavam sob gestão da GGC Participações, formalmente dirigida por Homad Abdallah Mourad. Mas os documentos apontam que o verdadeiro sócio da GGC seria – olha ele aí de novo! – o seu primo Mohamad Hussein Mourad, nome já conhecido do MP paulista e apontado como dono da famigerada Copape, fechada pela ANP. Ele tenta operar por outra formuladora. Fica a pergunta: Quem continua ajudando esse circuito dentro e fora das entidades responsáveis? A Coluna não conseguiu contato pelos telefones da Copape e não encontrou contato da GGC.