A incoerência de Ratinho Jr, o governador deste Paraná

Por um lado o governador Ratinho Jr propõe uma gastança histórica enviando a mensagem de lei 108 à Assembleia Legislativa propondo a reorganização da estrutura administrativa do Estado para a gestão de 2023-2026.

Nesta “Reforma” ele cria novas secretarias: Justiça e Cidadania; Ação Social e Família; Mulher e Igualdade Racial; Cultura; Esporte e Turismo; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Indústria, Comércio e Serviços; Trabalho, Qualificação e Renda; e Inovação, Modernização e Transformação Digital. Estas novas secretarias representam mais de 500 novos cargos.

Ou seja, e ele está propondo isso, significa, imagino eu, que esteja sobrando muiiiito dinheiro em caixa.

Mas, contudo e entretanto, ele quer enfiar goela abaixo taxação em transações de vários produtos do agronegócio. O argumento é que precisa de caixa para obras de infraestrutura, manutenção de rodovias etc. Nestas horas, ninguém lembra pra que serve exatamente o IPVA, imposto criado exatamente para a manutenção de vias.

Veja, em 2021 a carga tributária brasileira foi de 33,9%, uma das mais elevadas do mundo. E o que Ratinho Jr está propondo é torrar mais dinheiro criando novas despesas com novas secretarias, cargos comissionados etc, e mandando a conta para o contribuinte pagar, até porque, convenhamos, o agronegócio não vai assumir essa bronca, vai repassar para o consumidor final.

É fácil administrar assim, né não?

Confira, abaixo, quais eram as taxações propostas:

  • 14,95% nas operações com o produto milho;
  • 32,66% nas operações com o produto soja;
  • 1,36% nas operações com o produto cana de açúcar;
  • 11,22% nas operações com o produto mandioca;
  • 18,50% nas operações com o produto trigo;
  • 0,71% nas operações com o produto toras.
  • 42,18% com o produto bovino macho e 33,84% com o produto bovino fêmea (UPF/PR por cabeça);
  • 4,78% com o produto suíno;
  • 0,09% com o produto frango.
Compartilhe
Leia Também
Comente

5 Comments

  1. Walace Soares de Oliveira

    A capacidade de adaptação dos políticos profissionais é realmente espantosa. Eu fico lembrando do pai que era assistente do Alborghetti, o “cadeia”, que se elegeu deputado estadual e criou o Ratinho Sênior. O eleitor paranaense que critica o nordeste elegeu e reelegeu o filho rsrsrs.

  2. Marino

    Isso é vergonhoso. Tomará que os deputados de Londrina fiquem contra.

  3. Genildo

    O tema é longo então serei breve: alguns anos atrás o governo do Estado recorreu ao STF sobre a questão salarial dos servidores do Paraná, o despacho do STF, a grosso modo dizia que era uma questão do Estado e que deveria ser tratada no TJPR. O TJPR julgou que o governo criou uma leis inconstitucional e que deveria pagar o que deve aos servidores, o Estado recorreu ao TJ, perdeu mais uma vez, recorreu de novo em caráter protelatório e perdeu novamente, nos próximos dias deve seguir ao STF, mais uma vez, agora um recurso especial sobre o tema, aquele mesmo que o STF “lavou as mãos” no inicio e que as chances do Estado é praticamente 0 em reverter a decisão. Valor: 11 bilhões que deverão ser pagos de forma imediata por se tratar de MS e questões previdenciárias. Os demais poderes, legislativo e judiciário, cumpriram suas obrigações com seus servidores, o executivo não, protelou e agora vai ter que pagar tudo de uma vez. O Paraná esta quebrado há tempos e agora precisa de dinheiro urgente senão os serviços públicos param.
    Sobre aquele pontilhão da PUC, certamente teremos um novo evento de lançamento de novo edital “atualizado” nas eleições para Senado em 2026 quando Rato Jr possivelmente será candidato e acredito piamente que teremos paranaenses votando nele. Este é o post.

    1. Leone Loreto

      Mais um exemplo do judiciario se metendo na adiministração publica. Aposto que essas decisão contra o melhor governador do Paraná desde a redemocratisação foram tomadas por juizes vermelhos que protegem esse monte de servidor público que o Ratinho Jr erdou dos governadores comunistas que vieram antes dele. Como o nosso governador não e bobo, ele vai rolar essa divida por quatro anos e deixar a conta pra o proximo governador. Quem não gostar que vai reclamar pra algum bispo comunista.

      1. Genildo

        Até poderia ser uma ironia de sua parte mas após analise fica evidente a imbecilidade de seu comentário. Procure saber do que se trata, os trâmites, a legislação e tudo mais que envolve um comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios