Bolsonaro não está à altura do cargo se apoiou ato contra o Congresso, diz Celso de Mello

Monica Bérgamo/Folha de São Paulo

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Celso de Mello afirma que a conclamação do presidente Jair Bolsonaro para ato contra a corte e o Congresso, “se confirmada”, revela “a face sombria de um presidente da República que desconhece o valor da ordem constitucional, que ignora o sentido fundamental da separação de Poderes, que demonstra uma visão indigna de quem não está à altura do altíssimo cargo que exerce e cujo ato de inequívoca hostilidade aos demais Poderes da República traduz gesto de ominoso desapreço e de inaceitável degradação do princípio democrático!!!”.

Decano do tribunal, ele enviou a mensagem por escrito à Folha. No texto, Celso de Mello afirma ainda: “O presidente da República, qualquer que ele seja, embora possa muito, não pode tudo, pois lhe é vedado, sob pena de incidir em crime de responsabilidade, transgredir a supremacia político-jurídica da Constituição e das leis da República”.(leia mais)

11 comentários em “Bolsonaro não está à altura do cargo se apoiou ato contra o Congresso, diz Celso de Mello

  • 26/02/2020, 13:30 em 13:30
    Permalink

    O apoio à marcha fascista virou “ilação” em explicação do capitão Bolsonaro. Não fosse o apoio da elite econômica do país ao governo, o capitão deveria sofrer impeachment imediato. Um presidente não respeitar a Constituição que jurou defender deveria ser afastado imediatamente do cargo. Quando se fala que este governo é do mal, uns poucos torcem o nariz. Deem corda pra ele e teremos um Mussolini mandando no país com um bando de milicianos e corruptos.

    Resposta
  • 26/02/2020, 13:44 em 13:44
    Permalink

    E um canalha – adorado por uns boçais de Londrina – ainda cometeu o crime de usar a música O Pulso dos Titãs em sua convocação a favor do Bolsonaro, ou melhor, a favor de uma ditadura nazifascista.

    Resposta
  • 26/02/2020, 13:58 em 13:58
    Permalink

    Bem, se a Vossa Excerscência Celso de Mello quer alguém pra culpar pela nuvem negra que paira sobre o STF desde uns quatro anos pra cá, sugiro olhar para o trio garantista da infame Segunda Turma (Mello-Mendes-Lewandowski) que, depois que aprovaram a prisão em segunda instância em 2016, ficaram revoltados porque a Lava-Jato estava prendendo muitos tucanos e petistas e começaram a distribuir Habeas Corpus como confete em carnaval. Eles jogaram o prestígio da instituição STF no lixo.

    Resposta
    • 26/02/2020, 17:40 em 17:40
      Permalink

      Sr. Mokvwap, transcrevo para sua leitura e meditação o inciso LVII, artigo 5º, Constituição Federal de 1988, portanto constituição vigente no país (não se trata, pois, de constituição própria de Moro, Dallagnol e de fascistas que querem ganhar tudo no berro): “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”. A decisão que garantiu o respeito à Constituição que deixa-o perturbado a ponto de escrever “excerscência” teve seis votos e não apenas os três votos do “trio garantista”. Todo brasileiro de bem deve aplaudir a todos os juristas garantistas, aqueles que garantem o respeito às leis. Tá bom ou preciso desenhar?

      Resposta
      • 27/02/2020, 12:14 em 12:14
        Permalink

        É… na teoria, a prática é linda.

        Mas é isso aí, juristas, jornalistas e especialistas lutando bravamente pela defesa do Estado Democrático de Direito™ contra a extrema-direita nazi-fascista golpista. Tenho a mais convicta certeza que no futuro, os historiadores vão relegar o tirano Bolsonaro e seu clã à lata de lixo da história, enquanto Lula será para sempre lembrado como o operário que enfrentou o sistema para tirar o Brasil da idade média, tendo valentemente enfrentado o juiz político superstar Sérgio Moro. E não estou sendo irônico.

        Resposta
  • 26/02/2020, 17:46 em 17:46
    Permalink

    pois e o stf e um primor de conduta…..esperar o que de um pais deste, onde ladrões ricos tem todas as beneses.

    Resposta
    • 27/02/2020, 11:46 em 11:46
      Permalink

      Realmente não não é muito animador o STF ter ministros como o Fachin (“aha uhu o Fachin é nosso”, disse o procurador evangélico Dallagnol) ou o Fux (“In Fux we trust”, disse Moro) mas nada justifica as agressões promovidas pelo bolsonarismo ao STF. Se formos pensar em conduta individual de membros dos três poderes, aí teríamos que fechar muita coisa em Brasília: por exemplo, o palácio onde fica o golpista Bolsonaro e sua patota; o Legislativo por não cassar os filhos do Bolsonaro (o senador da rachadinha e o deputado dos milicianos) e outros parlamentares com a mesma veia golpista de seu chefe defensor de milicianos.

      Resposta
  • 27/02/2020, 11:18 em 11:18
    Permalink

    Qual Brasileiro (Brasileiros Trabalhadores) tem a mordomia que o sft tem?
    Se Voce compra um litro de leite parte (imposto) vai para as lagostas do stf, se Voce compra um kg de arroz, feijão, carne, etc…parte (imposto) vai para os vinhos importados, patê importado, bacalhau legitimo do stf ainda por cima para aproveitar e/ou saborear na hora do lanchinho de expediente, e o que eles nos dão em troca? Nada só estão preocupados nas ações do lula e afetos, as ações dos trabalhadores ficam mais de 20 anos sem solução…é pra acabar este povo que ainda amam a ingerência do PT e seus agregados….

    Resposta
    • 27/02/2020, 14:24 em 14:24
      Permalink

      Cara, você tá preocupado com patê e bacalhau servidos no STF? Se você acha muito, você sabe quanto custou aos contribuintes o cartão corporativo da presidência (Bolsonaro e trupe) no ano passado? Quinze milhões, parceiro, quinze milhões de reais; 20% a mais do que foi gasto em 2018 e 48% mais do que em 2017. Você tá preocupadíssimo com o patê e o bacalhau do STF mas deve achar uma ninharia o custo das viagens que Bolsonaro e ministros fazem com aviões da FAB. Só o olavista do ministério do Exterior já fez mais de 20 viagens (principalmente internacionais) nos aviões da FAB. Precisa melhorar seus argumentos para defender os neofascistas que querem mandar no país sem legislativo, judiciário, imprensa, oposição. Tu gosta de ser mantido no cabresto? Entra no Estado Islâmico!!!

      Resposta
      • 28/02/2020, 08:33 em 08:33
        Permalink

        tô sim preocupado com os gastos feitos pelo poder publico é nosso suor que vai pro ralo.

        Resposta
  • 27/02/2020, 21:33 em 21:33
    Permalink

    “Pessoas” justificando e defendendo o STF. Tem coisas que só um governo Bolsonaro faz por você…

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: