Dá uma Luz aí…

E comentaram com este blogueiro sempre curioso que a Lei as Licitações de nº 8666 dá uma margem de 25%, para cima ou para baixo, para alterações na compra de produtos ou serviços.

Obviamente será notícia nacional quando essa margem for usada para baratear produtos e serviços. Geralmente é usada para cima.

Dias atrás foi noticiado pela mídia de Londrina que a empresa de iluminação da prefeitura havia decidido trocar as lâmpadas de led de 40 watts – licitada recentemente – ampliando a potência para lâmpadas de 60 watts. A justificativa foi a de que os moradores dos bairros estavam reclamando da pouca luminosidade.

Pois bem. Algumas perguntas precisam ser respondidas:

  • A empresa de iluminação da cidade não fez um estudo, pesquisa, etc, para saber exatamente que tipo de lâmpada e a potência necessária para ser eficaz?
  • Para fazer a mudança de 40 watts para 60 watts é respaldada em estudo técnico e assinado pelos órgãos responsáveis?

Convenhamos, foi uma licitação polpuda, 28 milhões.

E esta é uma informação que está martelando na cabeça do delegado Alan Flore que anda investigando contratos realizados pela empresa acusada de rolos na iluminação de Foz do Iguaçu e que venceu esta licitação de Londrina.

4 thoughts on “Dá uma Luz aí…

  • 03/06/2020, 15:43 em 15:43
    Permalink

    Avenida São João vai ter led. Aqui perto do final tem um monte de ponto de tráfico de drogas. Vai ficar bem iluminado para os caras. Quantas vezes a comunidade pediu providências. Sabemos da dificuldade, mas de que adianta deixar mais claro??? Mesmo por que, a população aqui observa diversos marginais abrindo fogo contra a polícia. Por incrível que pareça, ao invés dos mortos em confronto de outras situações na cidade, a polícia saiu correndo. Sem brincadeira. Três viaturas com Choque e tudo mais saindo numa carreira São João sentido centro… A mulher da pizzaria foi assaltada tantas vezes que nem bo registra com medo de retaliação. Contamos com a sensibilidade dos governantes…

    Resposta
  • 03/06/2020, 17:18 em 17:18
    Permalink

    Chama o Kuhl! Chama o Canhada e Tiago! Chama o chefe Belinati. Pronto os quatro sabem do que se trata.

    Resposta
  • 03/06/2020, 23:18 em 23:18
    Permalink

    Uma bate cabeça na área de telecomunicações, a outra não parece entender de iluminação pública…

    Resposta
  • 04/06/2020, 10:04 em 10:04
    Permalink

    A margem de 25% é para quantidade, não para mudanças qualitativas nem aumento de preços unitários; para isso existem outros dispositivos que precisam ter respaldos técnicos adequados.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: