do G1
41 dos 399 municípios do Paraná registraram, até ontem, denúncias de assédio eleitoral por atos cometidos por empresas, segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT-PR).
Segundo o MPT, o assédio eleitoral é crime e ocorre quando um empregador age para coagir, ameaçar ou prometer benefícios para que funcionários votem em determinados candidatos. Conforme o órgão, houve aumento do número de denúncias após o 1º turno das eleições. O 2º turno será em 30 de outubro.
Entre os estados da região sul, o Paraná lidera o ranking: Santa Catarina tem 75 denúncias e o Rio Grande do Sul, 54. O ministério reforça que os números mudam diariamente.
Veja abaixo a lista de municípios do Paraná que tiveram denúncias por assédio eleitoral.
- Adrianópolis
- Cafelândia
- Cafezal do Sul
- Campo Largo
- Campo Mourão
- Cascavel
- Castro
- Cianorte
- Clevelândia
- Corbélia
- Cornélio Procópio
- Curitiba
- Dois Vizinhos
- Douradina
- Foz do Iguaçu
- Guarapuava
- Ibaiti
- Jardim Alegre
- Laranjeiras do Sul
- Londrina
- Marechal Cândido Rondon
- Maringá
- Matinhos
- Medianeira
- Palmas
- Palmeira
- Pinhão
- Piraí do Sul
- Prudentópolis
- Rolândia
- Santo Antônio da Platina
- São João do Ivaí
- São José dos Pinhais
- São Mateus do Sul
- Sapopema
- Sarandi
- Siqueira Campos
- Tijucas do Sul
- Toledo
- Umuarama
- União da Vitória
De acordo com o MPT, o assédio eleitoral pode ser penalizado na esfera trabalhista e criminal, porém, não possui lei específica que tipifique o crime.
Em 7 de outubro, o ministério se reuniu com sindicatos no Paraná para discutir os direitos dos empregados no período eleitoral e formas de combater o assédio. (leia mais)















5 comentários
Campos
Eu já sofri esse tipo de assédio no trabalho e já fui punido por não ser apoiador de antigo candidato da Arena (braço civil da ditadura militar). As criaturas escrotas que usam o poder econômico e/ou político para fazer isso não passam de canalhas. Merecem a dura letra da lei. Suas empresas deveriam ser duramente fiscalizadas. No mínimo multa nesses vagabundos.
Glaucia
Maldito patrão bolsonarista. 😡
Anubian
A versão Bolsonarista do “se o candidato do PT perder, não podemos garantir a continuidade dos programas de transferência de renda” que as assistentes sociais deixam pairando no ar.
Satanás
Assim é fácil ganhar eleição! Bilhões do dinheiro público à disposição, apoio dos ricaços que pressionam empregados a votar no candidato indicado pelo chefão… Com essa mão na roda, um candidato tem que ser muito bosta pra não ganhar uma eleição; Quá! Quá! Quá!
Mateus Oliveira
Esses patrões que fazem esse tipo de assédio são antidemocráticos, são fascistas, querem eleger seu candidato na marra, sem respeitar os direitos de seus trabalhadores. Isso é como o nazismo. Não é gratuitamente que já vi camiseta da eleição com o número 22 parecendo a suástica nazista. Até o conservador e antipetista Estadão optou pelo Lula. Ditadura nunca mais.