Homicídios caem pela metade na região de Londrina no primeiro trimestre

Da AEN/Paraná

A 20ª Área Integrada de Segurança Pública, cuja sede é Londrina, e que abrange também os municípios de Cambé, Ibiporã e Tamarana, registrou queda de 50% nos homicídios dolosos (com intenção de matar). O índice se refere ao primeiro trimestre deste ano, quando foram registrados 17 homicídios na região. No mesmo período de 2014 foram 36.
Só na cidade de Londrina, a redução nos homicídios foi de 44%, quando comparado os três primeiros meses de 2015 com o mesmo período do ano passado. Durante os três primeiros meses do ano, não houve nenhum caso de latrocínio (roubo seguido de morte) em toda a região.
O resultado foi apresentado pelo secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Fernando Francischini, nesta quinta-feira (28), durante a posse do novo delegado responsável pela Subdivisão Policial de Londrina, Sebastião Ramos dos Santos Neto.A queda nos homicídios na região de Londrina reverte uma tendência de aumento, que havia sido verificada no ano de 2014, quando houve acréscimo de 22% neste tipo de crime na comparação com o ano anterior.“Vínhamos de um cenário preocupante, com um aumento no número de mortes. A polícia está nas ruas e o resultado é esta queda de 44% de homicídios só em Londrina e de 50% em toda a região. Um ótimo trabalho das nossas polícias”, destacou Francischini.

Além dos homicídios, outro índice criminal que teve redução no primeiro trimestre foi o de roubos consumados (-10%), passando de 1.242 em 2014 para 1.122 em 2015. No mesmo período, o roubo de veículos caiu 36% na região de Londrina, com 160 registros, contra 249 de janeiro a março de 2014.

As ações policiais também têm sido mais intensas no combate ao tráfico de drogas: houve aumento de 46% nas ocorrências envolvendo tráfico e de 21% nas ocorrências sobre uso/consumo de entorpecentes.

“Com a posse no novo delegado subdivisional de Londrina, nossa expectativa é de forte integração com a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e a Polícia Militar, que já tem apresentado excelentes resultados na região. Atuando em conjunto, inclusive com o Ministério Público, vamos manter os resultados que vinham sendo apresentados pela gestão anterior e dar um novo estímulo para a equipe”, resumiu o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Julio Cezar dos Reis.

SUBDIVISIONAL – Sebastião Ramos dos Santos Neto foi designado para assumir a 10ª Subdivisão Policial (SDP), em Londrina, Norte do Estado. Santos Neto substitui o delegado Márcio Amaro, que se aposentou. Ele foi indicado baseado em critérios técnicos.

“Assumo o desafio de contribuir, junto às demais forças policiais, para a redução dos índices criminais e dar continuidade aos trabalhos que vinham sendo desenvolvidos. A equipe de delegado-adjunto, superintendente e demais policiais se mantém”, afirmou Santos Neto.

O novo delegado subdivisional de Londrina estava ocupando a Corregedoria de Assuntos Internos da Polícia Civil. Faz parte da corporação desde 1981, quando ingressou como agente de polícia. No ano de 1994, assumiu a função de delegado de polícia, tendo respondido pelas delegacias de Laranjeiras do Sul; Alto Maracanã/Colombo; Delegacia de Furtos e Roubos; e Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos e Delegacia do Adolescente. Também trabalhou no Grupo de Planejamento da Polícia Civil, foi delegado-adjunto da Divisão Policial da Capital (DPCap) e corregedor na região de Cascavel.

INVESTIGAÇÃO – Durante a apresentação dos resultados atingidos pelas equipes policiais na região de Londrina, Francischini também afirmou que foi determinada prioridade na investigação de ameaças a jornalistas que teriam ocorrido na cidade. “Vamos apurar tudo com rigor e dar ampla transparência”, disse ele.

 

 

Um comentário em “Homicídios caem pela metade na região de Londrina no primeiro trimestre

  • 24/04/2015, 18:59 em 18:59
    Permalink

    E que a coisa ta tão preta, que os caras não tem dinheiro nem pra comprar munição, agora e so no soco….

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: