Londrina é a Pequena Londres?

por Wilhan Santin

Se você mora em Londrina ou no Norte do Paraná, é certo que já leu ou ouviu alguém se referindo à cidade como “Pequena Londres”. Anúncios publicitários, textos jornalísticos, falas de candidatos a cargos públicos; todos recorrem ao termo como sinônimo para o nome do município.

É certo que o nome Londrina é uma homenagem a Londres ou aos colonizadores que fundaram a cidade paranaense. Eles eram britânicos, donos da empresa Paraná Plantations Company, que tinha a Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP) como subsidiária.

No entanto Londrina não significa “Pequena Londres”. Acredite. O significado correto é “Filha de Londres.”

Quem detalha isso com maestria é Widson Schwartz, no livro “Londrina – 80 anos”, editado pela Rádio CBN Londrina em 2014. (leia mais)

2 thoughts on “Londrina é a Pequena Londres?

  • 15/12/2020, 16:26 em 16:26
    Permalink

    Aliás, de Londres Londrina não tem nada! Os londrinos hoje estão sendo vacinados contra a covid. Os londrinenses estão lotando enfermarias e UTIs com doentes de covid enquanto as autoridades fazem cara de paisagem e querem que a gente acredite que taoquei tudo na saúde. É verdade que os ingleses vieram aqui colonizar estas terras. Mas já foram embora faz muito tempo.

    Resposta
  • 26/12/2020, 13:03 em 13:03
    Permalink

    Para mim, tudo isso não passa de uma tremenda bobagem, típico de quem que esconder ou negar a construção de uma identidade coletiva própria para uma Cidade, Região ou País. Os Ingleses não vieram aqui fazer caridade, ganharam terras, compraram terras, venderam terras, fizeram negócios, encheram os bolsos de muita grana, em uma região do Estado que o Governo precisava ocupar e desenvolver. O que temos da presença da Inglaterra em nossa Cidade, por exemplo: troca de tecnologia, apoio/incentivo em áreas importantes como saúde e educação, algum projeto importante do Governo Inglês em nossa Cidade???… não existe nada, e certamente a maioria, senão todos os Ingleses ao menos tem ideia da existência de Londrina no Mapa. Não dão a menor importância. Enquanto isso, ficamos bajulando uma Cidade de outro País, que não tem qualquer conexão com nossa Cidade e a nossa realidade. De Londres, Londrina não tem nada, absolutamente nada e nunca terá, são Cidades profundamente antagônicas, em todos os sentidos, histórico, político, cultural, econômico, etc… Londrina é uma Cidade Sertaneja, interiorana, Londrina é resultado do suor do trabalho fundamentalmente de Paulistas e Mineiros, alguns imigrantes Europeus, e o que somos hoje é a expressão do comportamento histórico destes núcleos familiares especialmente destas duas regiões do Brasil que mencionei. Nunca seremos nem pequena, nem grande Londres, somos apenas Londrina, com inúmeros problemas, uma Cidade de brutal concentração de renda e que apresenta como consequência uma periferia pobre que cresce de forma acelerada, uma cidade que precisa ser humanizada, uma cidade que exclui e dificulta imensamente a vida de quem não tem nada, apenas a vontade de respirar e tentar ser alguém, uma cidade que oferece poucas oportunidades, sobretudo para jovens, enfim, uma Cidade com muitos problemas que são diariamente varridos para debaixo do tapete.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: