Londrina sedia Congresso Brasileiro de Direito Constitucional e Cidadania

Da Assessoria

Com o tema Constituição e Democracia, evento traz palestra com ministro do STF e de outros grandes nomes do direito nacional e internacional

Com o objetivo de debater as questões jurídicas dentro do conceito da Constituição e Cidadania, Londrina sedia entre os dias 25 e 27 de março no Teatro Marista o XII Congresso Brasileiro de Direito Constitucional e Cidadania. Durante os três dias, renomados nomes do direito, do Brasil e do exterior, abordarão assuntos pertinentes aos profissionais da área, como temas relacionados à constituição, e também relevantes à sociedade, como o direito à informação e à democracia.

O evento é uma realização do Instituto de Direito Constitucional e Cidadania (IDCC) e conta com o apoio da OAB Londrina e outras 20 instituições de ensino superior de Londrina e região. O presidente do instituto, o Prof.Dr. Zulmar Fachim, afirma que o foco do evento é mostrar os avanços e as novidades relacionadas ao direito. O tema desta edição é: “Constituição e Democracia”.

Neste ano, o congresso receberá nomes renomados do judiciário nacional, como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que atuou no processo do mensalão e da PEC da Bengala. Ainda como advogado, Barroso atuou em causas de largo alcance social: caso do feto anencefálico (ele foi o advogado do caso, em favor dos servidores de saúde, perante o STF), caso das células-tronco e homoafetividade. O ministro também foi advogado do militante da esquerda italiana Cesare Batisti, caso de grande projeção internacional. Barroso abordará em sua apresentação o papel do STF junto às minorias.

Além do ministro do supremo, o XII Congresso contará com a participação de profissionais de outros países, a exemplo de Davide Bubbico daUniversidade de Salerno (Itália), que falará sobre o direito constitucional e Interdisciplinaridade. Da França vem a palestrante Alessia Magliacarne; de Portugal Paulo Ferreira da Cunha e Gonçalo de Mello Bandeira.

A programação completa está no site: www.idcc.org.br

Sobre o IDCC

O IDCC é uma sociedade civil com personalidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. O instituto tem caráter científico, educacional e cultural. Entre seus principais objetivos estão elaborar e desenvolver projetos de pesquisa sobre temas ligados ao Direito Constitucional e à Cidadania; promover estudos, congressos, palestras, conferências, eventos culturais e cursos de atualização relacionados com o seu objeto.

 Serviço:

XII Congresso Brasileiro de Direito Constitucional e Cidadania

Data: 25,26 e 27 de março

Local: Teatro Marista em Londrina

Inscrições: R$ 100 (inteira) e R$ 60 (estudantes)

Deixe uma resposta