Morre Cicero Cattani, um dos mais influentes jornalistas do Paraná

Morreu ontem o jornalista Cicero do Amaral Cattani, aos 81 anos, no hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. Ele teve o agravamento de algumas doenças crônicas que o levaram a morte.

Cicero nasceu em Santiago (RS) e com os pais Vitório e Erci foi para São Paulo e depois para o Paraná, onde fixou residência em Curitiba.

Ele começou a carreira de jornalista no Última Hora, a convite de Samuel Wainer. Desde então, começou a viver e respirar política, tendo oportunidade inclusive de adiantar pessoalmente ao presidente Jânio Quadros a conspiração que levou à sua renúncia.

Depois passou pelas redações do Agora, O Estado do Paraná, Diário do Paraná, rede CNT e coordenou a assessoria de comunicação de diversos órgãos públicos, como os Portos do Paraná.

Como muitos jornalistas da sua época, foi preso político e banido das redações. A causa das prisões sempre deu orgulho a ele: ser “subversivo”, contra o regime militar e favor da liberdade de expressão.

Ele trabalhou no Correio de Notícias e terminou dono do lendário jornal, que abrigou os maiores nomes do jornalismo paranaense e nacional.

Com a venda da empresa, fundou o hora H, tabloide com capas trabalhadas e manchetes marcantes. O jornal também tinha uma versão on line, pioneira na época.

Vivendo a notícia e a política 24 horas por dia, participou de inúmeras campanhas eleitorais e teve relações amistosas – e às vezes hostis – com todos os últimos governantes do Paraná.

Leia Também

Revitalização do Bosque é entregue

A Prefeitura de Londrina concluiu e entregou as obras do Bosque Central Marechal Cândido Rondon....

Prêmio Sesc de Literatura, inscrições abertas

O Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais importantes e consagrados do país na distinção de...

Contratando

Comente!

guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rosi Guilhen
Rosi Guilhen
3 meses atrás

Cicero Cattani era um highlander, sobreviveu a vários infartos, adorava o jornalismo e a política e sabia muito sobre os dois.

Buscar

Apoie o Blog

Paçoca TV

Herança Digital. Quem tem direito a ficar com seus seguidores e seus conteúdos na internet?
Herança Digital. Quem tem direito a ficar com seus seguidores e seus conteúdos na internet?
20:40

Paçocast

Enquetes

Nenhuma enquete aqui no momento, mas fique atento! Em breve novas enquetes no Paçoca com Cebola!
Barra Lateral 01
Barra Lateral 02
Barra Lateral 03
Barra Lateral 04