Nota de Esclarecimento da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina

A Secretaria Municipal de Saúde lamenta profundamente o óbito ocorrido ontem nas dependências do Pronto Atendimento do Leonor e esclarece que:

O paciente  G.A.B, sexo masculino, 55 anos, deu entrada ontem no PA LEONOR, por meios próprios, às 18h30, sendo prontamente acolhido pela equipe de enfermagem.

Na avaliação inicial o paciente se referia a gripe, dor de cabeça e dor torácica há vários dias. Hipertenso e fumante com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).

Às 19h30, na avaliação médica, foram prescritos medicação intramuscular e anti-hipertensivo sublingual de ação rápida, bem como indicada a realização de eletrocardiograma. O paciente foi encaminhado para observação, para fazer a medicação.

Em seguida, o paciente foi levado para sala de emergência, para realização do eletrocardiograma. Neste momento, solicitou ir ao banheiro e foi encaminhado para uso da parte interna do Pronto Atendimento.  No retorno à sala de emergência, quando o paciente estava sendo preparado para realizar o eletro, o enfermeiro foi atender ligação do SAMU, referente à regulação de um caso de oftalmologia, que já aguardava na unidade.

No retorno à sala de emergência, o paciente não estava mais lá. A equipe de enfermagem fez a busca do mesmo pela unidade não o localizando, seguida de novas tentativas, através de chamada de voz do paciente no salão de espera, sem sucesso.

As 22h47, equipe de enfermagem registra na ficha de atendimento “paciente evadiu-se”.

Próximo à 00h30, usuários que estavam na recepção quiseram usar o banheiro e perceberam que a porta estava trancada, sem movimentação já há algum tempo. A abertura foi forçada e encontraram o paciente já em óbito.

Percebe-se neste contexto que o paciente não teve alta da unidade, mas por motivos desconhecidos foi novamente ao banheiro, desta vez na parte de atendimento da Unidade, mesmo estando acolhido na sala de emergência.

A SMS reitera sua profunda consternação e irá abrir um processo interno para apurar se toda a conduta da equipe seguiu os padrões e protocolos vigentes de urgência e emergência.

2 comentários em “Nota de Esclarecimento da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina

  • 30/04/2019, 21:21 em 21:21
    Permalink

    Uma narrativa cuidadosamente redigida mas, nas entrelinhas, salta aos olhos de qualquer leitor mais atento apenas uma realidade: caos na saúde em Londrina e… no resto do país.

    Resposta
  • 30/04/2019, 21:33 em 21:33
    Permalink

    O que é assustador é ver um texto oficial ser transformado em notícia em alguns órgãos da imprensa londrinense. Nos bons tempos do jornalismo local, um chefe de redação, ao receber uma nota de esclarecimento de uma secretaria municipal, ele chamava um jornalista e dizia: – Vai lá no Jardim Leonor conferir se os fatos aconteceram assim mesmo. Ou melhor, antes do prefeito ou seu preposto divulgar a sua versão dos fatos, o jornalista já tinha a notícia em mãos. Certo está o blogueiro ao deixar com clareza quem assina o texto.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: