Prefeitos da Amepar cobram a rápida liberação de recursos da Saúde para combater a Dengue

Prefeitos na bronca contra o atual secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, ex-prefeito de Apucarana.

Hoje de manhã os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema aproveitaram a presença dos representantes da 17ª Regional e da Coordenadora do Núcleo Regional da Casa Civil da Região Metropolitana de Londrina, Sandra Moya, para reivindicar que o Governo, através da Secretaria de Saúde, estabeleça uma política de liberação “fundo a fundo” para suprir os municípios.

“Com a escalada da dengue os municípios estão gastando o que não tem para fazerem frente à demanda da população. Em uma situação tão alarmante é inaceitável que a Secretaria de Saúde continue não liberando recursos mesmo sabendo da dificuldade financeira dos municípios. A dengue se combate com dinheiro e gestão. A dengue não espera, ela mata”, ressaltou o presidente da AMEPAR, Sérgio Onofre.

A cobrança dos municípios foi também uma resposta ao pedido do governo estadual, através da 17ª Regional para que as prefeituras fortaleçam o trabalho conjunto das secretarias nas ações de combate à dengue e que realizem ações no sentido de controlar os focos e aumentar a cobertura vacinal (sarampo e febre amarela).  Os prefeitos sugeriram que, além da liberação de recursos, o governo tome a frente e acirre as campanhas  educativas e informativas nos veículos de comunicação e redes sociais.

Durante a reunião a diretora da 17ª regional de Saúde, Dra. Maria Lúcia da Silva Lopes, se comprometeu a socorrer os municípios através de uma “rede solidária” entre instituições para suprir eventuais faltas de medicamentos. “ Também vamos levar a questão ao governo, mas enquanto não sai uma definição, os municípios em dificuldade podem nos procurar. Vamos buscar soluções caseiras para resolver situações emergenciais”, afirmou.

 

Leia Também

Justiça condena envolvidos em Jogo do Bicho. Delegado e um policial, inclusive

O Ministério Público do Paraná informa que A 4ª Vara Criminal de Maringá, no Norte...

Mais 8 mortes por covid no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quarta-feira (12) mais 12.690 casos e oito...

Cresce o número de contratações na Indústria EletroMetalMecânica do Norte do Paraná

O índice de evolução do número de empregados em dezembro de 2021 aumentou consideravelmente em...

Comente!

guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Urubu Vermelho
Urubu Vermelho
1 ano atrás

Desconfio que o prefeito de Arapongas está mais preocupado em queimar o Beto Preto do que realmente resolver o problema de falta de grana pra combater a dengue. Prefeito, essa reivindicação tem que ser levada ao governador mas, quando o governador visita sua cidade, é só paparicação e fotinhas pra pôr no bloguezinho. Foi-se o tempo que as os imóveis recebiam semanalmente a visita de agentes da saúde pra fiscalização. Até o fumacê acabou. Com a política neoliberal – apoiada pelo prefeito de Arapongas, aquele que garantia que Beto Richa não desviava um centavo dos cofres públicos – o dinheiro pra saúde desapareceu. Agora é cada um por si.

Vieira
Vieira
1 ano atrás

Sinto calafrios quando vejo a incapacidade dos setores de saúde de combaterem com efetividade uma epidemia de dengue. Aliás, a dengue só volta com tudo devido a ausência completa dos setores responsáveis pela prevenção, em todos os níveis: municipal, estadual e federal. Sinto calafrios porque o coronavírus acabou de chegar com tudo à Itália. Da Itália ao Brasil é um pulinho, mesmo com um oceano separando a Itália do Brasil.

Buscar

Apoie o Blog

Paçoca TV

Herança Digital. Quem tem direito a ficar com seus seguidores e seus conteúdos na internet?
Herança Digital. Quem tem direito a ficar com seus seguidores e seus conteúdos na internet?
20:40

Paçocast

Enquetes

Nenhuma enquete aqui no momento, mas fique atento! Em breve novas enquetes no Paçoca com Cebola!
Barra Lateral 01
Barra Lateral 02
Barra Lateral 03
Barra Lateral 04