PSDB de Londrina respira, mas comedidamente

E dias atrás o PSDB de Londrina reuniu-se para discutir a relação. Foi online como quase todas as reuniões hoje em dia.

A audiência não foi lá essas coisas. Menos de dez pessoas participaram.

Ou houve pouca divulgação ou falta de interesse mesmo.

Acontece que o partido, que já foi um dos maiores do País, elegeu presidentes, governadores, prefeitos por todo o Brasil, anda mais perdido e apavorado do que barata em galinheiro.

Em Londrina, houve época com vários vereadores, deputados estaduais, federais. Hoje amarga o semi-ostracismo. De protagonista nas disputas passou a ser coadjuvante. E agora, nem isso. Na última eleição não conseguiu eleger um único vereador.

O que fazer? Qual o caminho a seguir?

Talvez um bom caminho para um partido político seja participar efetivamente da política, não apenas se reunir eventualmente para discutir a eleição do momento. É sempre importante lembrar da máxima que na política não existe vácuo. Abriu espaço, ele será imediatamente ocupado. E se tem uma coisa que o PSDB de Londrina, da última década, conseguiu foi arreganhar espaços pra outros ocuparem.

Outra coisa assim, que funciona bem, é colocar os interesses do partido acima dos interesses particulares.

Formar novas lideranças interessadas na política e não em cargos políticos, etc, etc, etc.

Bom, enfim, só umas sugestões né.

 

 

 

4 thoughts on “PSDB de Londrina respira, mas comedidamente

  • 26/04/2021, 10:58 em 10:58
    Permalink

    Partido acomodado que sempre se valeu da tesoura com o PT para angariar votos e ocupar espaços sem fazer esforço; agora está desprestigiado depois da postura vergonhosa durante as eleições de 2018 e rachado por causa da questão Dória – um grupo querendo ir pra direita, o outro tentando manter o status quo de “PT com diploma”, motivo esse que contribui para sua inércia, já que são duas forças opostas alçando o protagonismo.

    Antes de voltar a ocupar os espaços, vão ter que se estabilizar. Um dos grupos vai ter que deixar o partido.

    Resposta
  • 26/04/2021, 11:08 em 11:08
    Permalink

    Amigos, como a turma da terceira via anda desesperada! Vamos lá, tucanos, se mexam aí, até dica “di grátis” estão recebendo de marqueteiro. Quá! Quá! Quá!

    Resposta
  • 26/04/2021, 15:35 em 15:35
    Permalink

    Talvez quando voltar a ser um partido social-democrata, como na origem, porque virou um balcão de negócios, se aliando a escória da extrema-direita, e votando matéria contra a classe trabalhadora.
    Se aliar ao Bolsonaro então, foi o pior. E continua votando matéria do Governo Federal contra o País.
    Parem de se aliar ao DEM, ao PP e ao resto do Centrão, são balcão de negócios ou negociatas.
    Por fim, deixou de ser um partido essencialmente republicano, abandonando completamente a social-democracia.

    Resposta
  • 01/05/2021, 12:13 em 12:13
    Permalink

    Além do reflexo de todos os problemas que enfrenta nacionalmente, o ocaso do PSDB de Londrina começou em 2012, quando decidiu se apequenar e abraçou a candidatura (derrotada naquela eleição) do Belinati. Em 2016, lançou candidatura em cima da hora, esquecendo (ou não sabendo) que campanha é hora de colher, não de plantar. Não deu outra, naufragou já no primeiro turno. Hauly sofreu o reflexo disso em 2018, perdendo a reeleição pra deputado, por ter perdido, também, o bonde da história. Em 2020, pensando unicamente em obter cargos, o PSDB agarrou-se ao Belinati novamente. Virou sublegenda e o resultado não poderia ser pior. Com o atual sucesso do Belinati, só resta ao PSDB se conformar com um papel terciário na política londrinense.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: