PT acusa Lava Jato de conluio com americanos

do Contraponto/Celso Nascimento

Em nota divulgada nesta sexta-feira, o PT criticou o acordo de quase US$ 3 bilhões feito pela Petrobras nos Estados Unidos para ressarcir investidores estrangeiros por perdas com a corrupção na estatal. O partido acusa a Operação Lava Jato de participar de um “conluio” com o governo e empresas norte-americanas para prejudicar a companhia.

Segundo o texto, a operação que revelou um megaesquema de corrupção na estatal no governo Dilma atua contra os interesses do país. “Parece que um há evidente conluio entre a operação Lava Jato e os interesses do governo norte-americano e de firmas estrangeiras, que querem se apossar das estratégicas reservas do pré-sal e privatizar nossa grande empresa”, alegam a presidente do partido, Gleisi Hoffmann (foto), e os líderes do governo na Câmara, Paulo Pimenta, e no Senado, Lindbergh Farias, autores da nota.

Na nota, não há autocrítica nem referência ao envolvimento de dirigentes indicados pelo PT, pelo PMDB e pelo PP nos desvios bilionários da Petrobras. Gleisi é ré em ação da Lava Jato e Lindbergh, alvo de inquérito. Na quarta-feira, Pimenta chamou o acordo de “o maior assalto da história da humanidade” e apresentou uma representação na Procuradoria Geral da República em que solicita investigação do acordo da empresa com a Justiça dos Estados Unidos.

Ainda no comunicado, os petistas contestam o valor acordado pela companhia brasileira com a Justiça norte-americana. ”Tal indenização é 6,5 vezes maior que o dinheiro recuperado até agora pela operação Lava Jato e devolvido a Petrobras, bem como superior ao valor que reconhecidamente foi desviado por atos de corrupção. Saliente-se que há outras 13 ações judiciais nos EUA contra a nossa empresa e que os acionistas brasileiros agora exigem a mesma indenização, o que pode multiplicar os prejuízos da Petrobras, no médio prazo”, criticam.

Compartilhe
Leia Também
Comente

2 Comments

  1. Lacertile

    “O que é isso cumpanhêro, é só nóis que pode roubar aqui”.

  2. Dick

    Hummmmmm… Será que existe algum motivo extra para o redator da notícia não fazer nenhuma referência à corrupção havida na Petrobras durante o governo do PSDB? Vai ver o redator segue a cartilha do juiz Moro: se a corrupção não é do PT, não vem ao caso. Aliás, o redator não chega nem mesmo a insinuar que esse acordo da Petrobras é péssimo para o Brasil. Parece que existe um monte de brasileiros doidinhos pra oferecer o fiofó pra republicano americano…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios