Abre em uma nova aba
sábado, 7 de novembro de 2026
Publicidade

Câmara de Tamarana cassa mandato da vereadora da Angélica Lima

Por Cláudio Osti
Comente
Vereadora Angelica Lima, de Tamarana, durante a sessão de julgamento
Vereadora Angelica Lima, de Tamarana, durante a sessão de julgamento

Parlamentar do PSD foi cassada por seis votos a três. Denúncia teve origem em discussão com um morador durante sessão legislativa em agosto. Vereadora afirma ser vítima de perseguição política e violência de gênero.

A Câmara Municipal de Tamarana cassou, nesta sexta-feira (6), o mandato da vereadora Angélica de Oliveira Lima (PSD), após julgamento de um processo administrativo que investigou uma suposta quebra de decoro parlamentar.

A decisão foi tomada por seis votos favoráveis à cassação e três contrários. Com isso, a parlamentar perde o mandato no Legislativo municipal.

Câmara de Tamarana cassa mandato da vereadora da Angélica Lima

Votaram pela cassação os vereadores Tega Fabiano, Baixinho Pedreiro, Nego do Levi, Renan Leal, Anauto de Gouvea e Edson de Souza.

Foram contrários à cassação a própria Angélica Lima, Jislaine Vanite e Valdenice Gouveia.

Uma discussão com morador da cidade motivou pedido de cassação

O processo contra Angélica teve origem em um episódio ocorrido em agosto, durante uma sessão da Câmara Municipal.

A denúncia foi apresentada pelo morador Odair José de Oliveira, que acusou a vereadora de comportamento intimidatório durante um desentendimento nas dependências do Legislativo.

Segundo o denunciante, a parlamentar teria se dirigido a ele de maneira intimidatória, afirmando que resolveriam o impasse na Justiça.

A discussão teria sido motivada por críticas e trocas de mensagens em grupos de WhatsApp.

A vereadora apresentou outra versão dos acontecimentos. Segundo ela, estava tomando café quando foi ridicularizada pelo morador e reagiu dizendo que buscaria seus direitos caso ele não parasse de denegrir sua imagem.

Durante a apuração, tanto a parlamentar quanto o denunciante prestaram depoimento.

Defesa alega perseguição política e de gênero

A defesa de Angélica contestou o processo e sustentou que a iniciativa teria caráter de retaliação política.

A vereadora também argumentou que é vítima de violência política de gênero dentro da própria Câmara Municipal.

O assunto ganhou repercussão porque a Polícia Federal investiga denúncias de violência política contra Angélica e a vereadora Jislaine Vanite, também de Tamarana.

Em março deste ano, a PF deflagrou a Operação Liberdade Democrática, cumprindo mandados de busca e apreensão relacionados a uma investigação sobre possíveis práticas de violência política de gênero envolvendo parlamentares da Casa.

Os vereadores Mário Cesar Fabiano e Anauto Souza de Gouvea tiveram aparelhos celulares apreendidos durante a operação.

A decisão da Câmara poderá ser contestada judicialmente pela defesa da parlamentar.

VOTOS FAVORÁVEIS:
TEGA FABIANO
BAIXINHO PEDREIRO
NEGO DO LEVI
RENAN LEAL
ANAUTO DE GOUVEA
EDSON DE SOUZA
 VOTOS CONTRÁRIOS:
ANGÉLICA LIMA
JISLAINE VANITE
VALDENICE GOUVEIA

Gostou? Mande para quem acompanha o assunto.

Cláudio Osti
Cláudio Osti

Jornalista e editor do Paçoca com Cebola. Cobre a política de Londrina e do Paraná.

Sobre o editor
Toda semana · E-mail

O resumo da semana no seu e-mail

As notícias de Londrina e do Paraná que importam, com o comentário do Cláudio. Uma vez por semana, grátis.

Todo dia · WhatsApp

As notícias do dia no grupo do WhatsApp

Os links das matérias chegam no seu celular assim que saem no site.

Publicidade

Leia também

Deixe seu comentário