Desde 2008

Editor:
Cláudio Osti

Senador Carlos Viana (Podemos) será o presidente da CPMI que apura o golpe nos aposentados

2 comentários

do G1

A oposição no Congresso derrotou a indicação do presidente do SenadoDavi Alcolumbre (União-AP), e elegeu nesta quarta-feira (20) o senador Carlos Viana (Podemos-MG) como presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura desvios do INSS.

Alcolumbre havia indicado o senador Omar Aziz (PSD-AM) para o cargo, com apoio do Palácio do Planalto. A escolha não foi bem-recebida pela oposição, que articulou horas antes o lançamento de uma candidatura alternativa.

Sem consenso, a eleição, que tradicionalmente ocorre de forma simbólica, precisou ser feita por cabines de votação. O resultado foi uma derrota para a base do Planalto e para Alcolumbre: Carlos Viana foi eleito por 17 votos a 14.

Clique aqui para você entrar no grupo e receber notícias do Paçoca com Cebola no Whatsapp

O deputado atribuiu a ascensão ao cargo a uma articulação do presidente do União Brasil, Antonio de Rueda, de lideranças da oposição, como o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ).

O escolhido vai elaborar o relatório com as conclusões do colegiado, que pode contemplar pedidos de indiciamento.

O presidente da CPI mista afirmou que escolheu Gaspar com base em sua “grande experiência curricular”. “Conversamos bastante sobre o desafio desta CPMI. Tenho certeza que vai fazer um grande trabalho”, disse.

Relator da CPI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), e o presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG) — Foto: Kevin Lima/g1

Relator da CPI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), e o presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG) — Foto: Kevin Lima/g1

Segundo a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), o total desviado pode chegar a R$ 6,3 bilhões.

comissão tem duração prevista de até seis meses, com a possibilidade de prorrogação do prazo. Serão 32 parlamentares titulares (16 deputados e 16 senadores). O PT e o PL terão as maiores representações, com quatro congressistas cada.

Parlamentares votam em cabine para eleger presidente da CPI mista do INSS. — Foto: Kevin Lima/g1

Parlamentares votam em cabine para eleger presidente da CPI mista do INSS. — Foto: Kevin Lima/g1

O relator da CPI espera definir, ainda nesta quarta, como serão os primeiros dias de trabalho do colegiado. Segundo ele, o cronograma e o plano de trabalho da comissão serão definidos em uma agenda com Carlos Viana, marcada para esta quarta.

Compartilhe:

Veja também

2 comentários

  • Uma derrota para o imaculado Lula! Mas, sendo ele a alma mais honesta do país, não deve temer a investigação dos parlamentares… Afinal, a culpa é do Bolsonaro, Trump e quem sabe, dos próprios aposentados garfados! Quem sabe, veremos o que ocorreu com a CPI da Covid e seu desgaste para Bolsonaro, será a vez do Sr. Molusco se desgastar com a CPI do INSS! Outro fato interessante é ver as duas paquitas luloafetivas, Omar Azis e Renan Calheiros – o pai – não terem destaque nesta CPI.

  • Essa foi a tal da invertida né? Deve tá que não passa nem wifi.
    Tenho certeza que vai render muito para as eleições do ano que vem.

Deixe o seu comentário