Triste Jacarezinho. Triste Londrina

Por Gustavo Lessa

Meu avô – Gustavo Lessa de Souza – foi prefeito de Jacarezinho, além de deputado estadual por aquela cidade, nos idos de 1940.

Jacarezinho era a terceira mais importante cidade do Paraná (atrás apenas de Curitiba e Paranaguá) e um polo político, financeiro e cultural que abrangia todo o Norte do estado, Sul de São Paulo e Sul do Mato Grosso do Sul. Colégios famosos, o embrião da gloriosa Faculdade de Direito do Norte Pioneiro, chefias de órgãos estaduais e federais, hotéis e restaurantes de qualidade, além de um comércio e agronegócio pujantes.

Com o ocaso político, foi perdendo poder, importância, patrimônio material e humano.

Hoje, uma cidade que, apesar de aconchegante e agradável, é saudosa de seu passado glorioso e visitada pelos seus filhos mais ilustres no feriado de finados (antes ainda nos divertíamos no Baile do Texas). Com todo respeito aos honrados jacarezinhenses que ali permaneceram, a cidade é hoje apenas mais uma pequena e pobre cidade do interior do Paraná.

Londrina segue o mesmo triste caminho, numa decadência moral, política e econômica que eu já considero irreversível.

Culpa da elite da nossa geração.

Tudo que Londrina tem de bom conquistou com luta, com garra, com afrontamento ao poder e à infinita ganância do leite quente.

A geada da década de 70 – para os jovens, explique-se que foi o nosso equivalente ao drama de Brumadinho – não foi nada diante do desastre chamado Antonio Casemiro Belinati. Um populista amoral que trocou os afrontamentos por acordos espúrios, o saudável debate político pela política do abraço falso, a conquista de espaço no governo pela luta por carguinhos de segundo escalão, a luta séria de um Hosken pelas piadinhas pobres de um Petriv.

Muito triste.

Nós, da minha vergonhosa geração, ainda nos encontraremos nos dias de finados no cemitério São Pedro, para contar as histórias de uma Londrina que já foi grande.

*Gustavo Lessa é advogado em Londrina

7 comentários em “Triste Jacarezinho. Triste Londrina

  • 02/02/2019, 09:37 em 09:37
    Permalink

    Sabe quando você percebe que a vocação da pessoa é ser trouxa? Parece a desse blogueiro. Mal sabe ele quem está por trás daquele processo da Sercomtel, aquele de dez mil pilas… Um dia ele acorda…

    Resposta
  • 02/02/2019, 11:40 em 11:40
    Permalink

    Exatamente! A desgraça de Londrina é Belinati, essa barragem de rejeitos morais e de incompetência, que estourou três vezes em cima da cidade e, depois, estourou novamente, em forma de Barbosa Neto e de sobrinho Belinati.

    Resposta
  • 02/02/2019, 12:54 em 12:54
    Permalink

    Poucos são os políticos que defendem e lutam verdadeiramente por nossa cidade, precisamos não somente de recursos estaduais e federais, mas principalmente de medidas austeras que façam com que os recursos sejam aplicados de forma produtiva e que tragam resultados, basta de corrupção. Precisamos de políticas que aumentem as vagas de empregos, deixando de lado os interesses pessoais. Até hoje não entendo porque llimitam o horário do comércio de nossa cidade, quando em Curitiba temos flexibilidade, nossa cidade é ou pelo menos deveria ser um polo tecnológico, mas não há incentivo para isso, indústrias estão saíndo de Londrina por falta de apoio. Nossa cidade tem prefeito? Temos vereadores? Onde estão?

    Resposta
  • 03/02/2019, 14:31 em 14:31
    Permalink

    o grande problema de londrina e seus governantes e os comissionados que estão sempre mamando no erario……entendeu doutor.

    Resposta
  • 04/02/2019, 08:26 em 08:26
    Permalink

    Não temos qualquer ligação histórica ou cultural com Curitiba. Já é hora de seguirmos nosso próprio caminho.

    Resposta
  • 04/02/2019, 10:05 em 10:05
    Permalink

    Primeiramente precisaríamos ter prefeito e não um encabrestado como o atual. Quanto aos vereadores fazem somente o que resulta em vantagens para eles.
    Portanto infelizmente teremos que conviver com este horrível quadro até a próxima eleição e devemos começar uma campanha para que não seja eleito nenhum desta caterva que nada são do que meninos de recado do fraco prefeito

    Resposta
  • 12/02/2019, 13:47 em 13:47
    Permalink

    Parabéns Dr. Gustavo Lessa. Conheço bem Jacarezinho é isso mesmo. Londrina, também concordo, está numa decadência de dar dó. Enquanto os grandes empresários Londrinenses não se interessarem pela política para poderem conduzir a cidade com tino administrativo particular, a decadência continuará. Pobre Londrina.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: