13 de maio ou 20 de novembro?

Por Tito Valle

Hoje, 13 de maio de 2020, comemora-se 132 anos de assinatura da Lei Áurea, pela príncipe regente Isabel, do Império do Brasil.

Embora as várias entidades de movimento de defesa dos negros de nosso país reconheçam tratar-se de uma data histórica a ser relembrada, é consenso de que a data a ser realmente festejada é o 20 de novembro – dia nacional da consciência negra – que rememora a data de falecimento do herói nacional, Zumbi dos Palmares . Aliás, data que é feriado em muitas grandes cidades e até estados brasileiros.

Zumbi líder do Quilombo dos Palmares, representa a luta de resistência contra a escravidão, sendo considerado o movimento libertário de maior envergadura de nossa história.

Embora do 13 de maio represente um dos pontos relevantes da união nacional em torno de uma conquista cívica, com a participação de destacadas personalidades negras, escritores, intelectuais, estudantes e entidades nacionalistas, envolvidas no combate à maior chaga ocidental, símbolo da vergonha e da flagrante injustiça que vicejava no nosso país; o 20 de novembro representa a luta permanente do povo negro pela dignidade e respeito aos seus valores, sua história, cultura e religião.

Não é possível um projeto de nação em que uma imensa maioria de cidadãos e cidadãs continuem alijados do acesso a direito elementares ao exercício da cidadania. A participação dos afro-brasileiros no resultado do crescimento econômico e social está muito aquém do percentual que compõe a nossa gente. É imprescindível a implementação de políticas publicas para promover a mitigação desse fosso social. Zumbi vive!

Tito Valle é advogado e ex-vereador em Londrina

Um comentário em “13 de maio ou 20 de novembro?

  • 13/05/2020, 22:31 em 22:31
    Permalink

    O ex-vereador Tito Valle é o autor da Lei Municipal que instituiu o 20 de Novembro como Feriado Municipal, Lei sancionada pelo ex-prefeito Barbosa Neto com a presença do Ministro da Igualdade Racial Edson Santos. Um bom projeto do ex-vereador que foi desvirtuado.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: