Exposição de fotografias homenageia povos indígenas

Nesta quarta-feira (20), das 10h às 18h, terá início a exposição fotográfica Xingu Terra, no Mercadão da Prochet (Avenida Harry Prochet, 305), em Londrina. Quem for até o local poderá assistir também ao documentário homônimo – produzido pelo cinematógrafo e diretor de fotografia, Lucio Kodato – que ficará no espaço até o dia 1º de maio. Promovida em alusão ao Dia do Índio, celebrado em 19 de abril, a atividade tem o apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), e do SESC Cadeião.

Foto: Lucio Kodato

Ao todo, 20 fotografias registradas durante as filmagens do documentário de 1977, na aldeia Mehinaku, no Alto Xingu (MT), fazem parte da exposição. Já o documentário Xingu Terra, rodado em película, será exibido diariamente, no box 52, em sessões às 10h, 14h e 16h. Ele mostra a vida tribal e as tradições da aldeia Mehinaku, especialmente a festa Yamaricumã, celebração indígena que aborda uma lenda matriarcal, na qual as mulheres assumem o comando da tribo por um dia e lutam como os homens. Em 1981, a obra recebeu o prêmio Candango na categoria de fotografia, no 14º Festival de Cinema de Brasília (mais importante prêmio conferido pelo antigo festival de cinema brasileiro).

Kodato estará no coquetel de abertura da exposição, no dia 19. Ele começou a estudar fotografia em 1969, na Escola Enfoco, de Claude Kubrusly, ao mesmo tempo em que iniciou a carreira como fotojornalista em jornais como O Estado de S. PauloJornal da Tarde e Jornal das Artes. As fotografias são do acervo pessoal de Pedro Rocha, lojista no Mercadão da Prochet, cuja irmã, a jornalista Maria Catarina Rocha, nascida em Cambé, era proprietária da Taba Filmes, que produziu o documentário. A exposição será itinerante, por isso circulará em outros espaços culturais de Londrina.

Via N.Com

Compartilhe
Leia Também
Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios