
Recentemente o site O Antagonista publicou uma pesquisa da Genial/Quaest dizendo que a direita não bolsonarista é maior que a direita ligada a Jair Bolsonaro.
Os pesquisadores perguntaram aos brasileiros em qual grupo eles se encaixam, em uma escala de posições políticas.
As opções eram: lulista/petista, esquerda, nenhum, direita e bolsonarista.
Em todos os estados, aqueles que se disseram de “direita” foram mais numerosos que os que se admitiram “bolsonaristas“.
São Paulo e Paraná
Em São Paulo, 24% dos entrevistados se afirmaram de direita, e 11%, menos da metade, se disseram bolsonaristas.
Ou seja, de todos os que se declararam de direita, quase um terço é bolsonarista em São Paulo.
No Paraná, a diferença entre esses dois grupos também foi grande.
Os bolsonaristas foram 12% e os que se colocaram apenas como de direita foram 27%.
A regra vale para todos os estados pesquisados.
Em Pernambuco, 12% são de direita e 11% são bolsonaristas, com uma diferença de um ponto percentual.
Essa diferença a favor dos que se dizem de direita é de sete pontos percentuais na Bahia, dez em Minas Gerais, seis em Goiás, seis no Rio de Janeiro e oito no Rio Grande do Sul.
E por que isso é importante? Simples, em muitos estados haverá candidatos de direita apoiados por Bolsonaro e outros que não terão o apoio do ex-presidente.
No Paraná, por exemplo, o senador Sérgio Moro, que se diz de direita mas não bolsonarista, é um deles. Protagonista nas últimas pesquisas eleitorais, ele sabe que, possivelmente, haverá adversário com a chancela de Bolsonaro.
Moro já percebeu que tem trânsito fácil com a direita, mas não sabe o que esperar do bolsonarismo, pois é um grupo aguerrido e pouco afeito ao diálogo.
















3 comentários
Wendel
Não. O Bolsonarismo não representa 100% da direita. Eu sou de direita e não sou bolsonarista. E aquele que eventualmente se decepcionar com o bolsonarismo, não vai necessariamente para a esquerda. Dificilmente o fará.
Há Lagoas
Que a cada dia, o número de descrentes em populistas travestidos de messias aumente cada vez mais! A República das Bananas não pode continuar refém de líderes que presume ser o enviado de Deus na terra! E não me refiro – apenas – aos dois principais políticos – Bolsonaro e Lula – mas acrescento nessa conta o “salvadores” da nossa democracia tupiniquim no judiciário! É simplesmente risível, quando vejo as entrevistas, as atitudes e encenação de criaturas falíveis achando que um semideus!
antonio gonçalves filho
O sr. poderia por gentileza informar a percentagem dos que se declararam petistas, de esquerda e nenhum?