Comissão de Infraestrutura promove reunião e orienta sobre desvios na BR-369 durante obra do Viaduto da PUC

Representantes do consórcio responsável pela obra do Viaduto da PUC atenderam ao convite da Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná para prestar esclarecimentos às empresas da região que vão sofrer impactos durante a construção. As informações foram apresentadas em reunião extraordinária da Comissão, realizada nesta segunda-feira (16/10), na Sociedade Rural do Paraná, no Parque Ney Braga, em Londrina.

“Colocamos frente a frente as empresas e os engenheiros, para tirar todas as dúvidas. Com as orientações corretas, temos como evitar maiores impactos por causa dos desvios que serão necessários”, esclarece o deputado estadual Tiago Amaral (PSD), idealizador da Comissão.

Desvios devem ficar prontos em fevereiro

A obra do Viaduto da PUC está sob a responsabilidade do Consórcio 369 Londrina, liderado pela Construtora Contersolo, com a participação da Dreno Construções e da Zocco Engenharia de Projetos. O engenheiro Maycon Palma, da Contersolo, apresentou fotos e um vídeo da maquete eletrônica que simula como será o Viaduto da PUC. Ele também detalhou como será a execução dos desvios e qual o cronograma.

Nos primeiros meses, vão ser feitas as vias marginais, que hoje não existem, em conjunto com uma nova rotatória e melhorias na rotatória existente. Em alguns momentos da construção das marginais, pode ser necessário interditar faixas da rodovia. Após a conclusão dessa etapa, prevista para o fim de fevereiro de 2024, o trânsito da rodovia será desviado para as marginais e a interdição da pista principal permitirá erguer o viaduto. A segunda etapa deve ocorrer entre março e novembro do ano que vem.

O prazo total da obra é de 15 meses e tudo será devidamente sinalizado, conforme assegurou o engenheiro do consórcio. A CMTU – Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina – informou que tem convênio com o Google e o Waze e vai inserir os desvios nos mapas online. Já as Polícias Rodoviárias Estadual e Federal vão reforçar o policiamento, tanto na BR-369, quanto na PR-445, que deve ter um volume maior de veículos durante a obra.

O Consórcio 369 Londrina preparou panfletos com esclarecimentos sobre a obra e disponibilizou canais diretos de comunicação, por meio de um perfil no Instagram e pelo e-mail [email protected].

Transtorno agora, bem-estar depois

A reunião foi aberta para perguntas dos participantes, que puderam esclarecer dúvidas. O superintendente regional do DER/PR, Marco Aurélio Gataz Sguario, reforçou que os usuários da rodovia deverão ter todo cuidado ao transitar por ali. Ele ressaltou a importância de compartilhar as informações, como foi feito na reunião: “Para que a gente minimize o impacto junto à sociedade, ao comércio e às indústrias locais”.

É o mesmo entendimento do presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo El Kadre: “A informação e a clareza sobre como está sendo feita a obra são muito importantes para todos nós. Com esta nossa discussão, as coisas vão ficar um pouco mais fáceis”.

Para a diretora do Campus Londrina da PUC-PR, Nádina Aparecida Moreno, é essencial entender as alternativas de rotas e também se habituar a sair um pouco mais cedo, porque o trânsito pode ficar complicado. “É uma obra de 15 meses e a gente espera que as pessoas pensem no bem-estar que ela vai proporcionar e que compreendam esse momento que vamos passar”.

O deputado estadual Tiago Amaral reafirmou o papel da Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná como fomentadora das obras necessárias para o desenvolvimento regional. “A Comissão de Infraestrutura está à disposição da sociedade londrinense e de toda a região, para ajudar a todos os cidadãos, seja quem está no bairro, quem está empreendendo, atuando e vivendo na nossa região”, finalizou o deputado Tiago Amaral.

Participaram da reunião:

  • Marcelo El Kadre – Sociedade Rural do Paraná
  • Márcio Pozzer – Pozzer Transportes
  • David Dequech Neto – Sociedade Rural do Paraná
  • Fabian Bordon Trelha – J. Macêdo
  • Fernando Vedovati – J. Macêdo
  • Henrique Esteves – J. Macêdo
  • Mariana Welter – Paraná Equipamentos
  • Davi Oliveira – Consórcio 369 Londrina
  • Pedro Semprebom – ATT
  • Eduardo Barros Rocha – DNIT
  • Francisco Neto – Mobilare
  • Mauro Basílio – Mobilare
  • Marco Aurélio Gataz Sguario – DER/PR
  • Marcelo Cortez – CMTU
  • Mario Celso Andrade – CMTU
  • Jonas Rico – CMTU
  • Luiz Fernando Baxhix – Divesa
  • Fernando Bergamasco – Prefeitura de Londrina
  • Nádina Aparecida Moreno – PUC-PR
  • Marcos Ribeiro – PUC-PR
  • Rosinda Stremlow – AEPIC
  • Carlos Alberto Feio Ribeiro – AEPIC
  • Marcus César Bonache – Polícia Rodoviária Federal
  • João Ricardo – CRF
  • Carlos Costa Branco – CEAL
  • Willian Rosa – Associação Médica de Londrina
  • Luiz Fernando Zocco – Zocco Engenharia
  • Vitor de Mattos – Zocco Engenharia
  • Angelo Pamplona – Associação Comercial e Industrial de Londrina
  • Cristiane Biazzono Dutra – IPPUL
  • Robson Shimizu – IPPUL
  • Robson Freitas – LF Mármores
  • Alexandre Ladeia – LF Mármores
  • André Kato – Kato Tecnologia
  • Capitão Glauco Andrade de Oliveira – Polícia Rodoviária Estadual
  • Sargento Neuradir – Polícia Rodoviária Estadual
  • Claudio de Oliveira – Atlântico Atacado
  • Celia Catussi – Sinduscon
  • Diego Garcia – Deputado Federal
  • Tiago Amaral – Deputado Estadual
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Um comentário

  1. Henrique

    O projeto é lindo… Pena que o prazo será prorrogado diversas vezes e vários aditivos serão pagos assim como ocorre em toda obra paga com dinheiro publico.
    E no fim de tudo, será um viaduto tão feio e mal acabado como o da 10 de dezembro ou da rio branco.

    1. Até quando Belinati vai abusar de nossa paciência

      Acertou em cheio

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