do Fernando Tupan
O desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza comandará as eleições de quatro de outubro de 2026, a escolha do novo presidente do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) aconteceu nesta sexta-feira, dia 17 de outubro, durante a sessão do Pleno do TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná).
O desembargador Fernando Prazeres foi escolhido para ser o vice-presidente e corregedor da Justiça Eleitoral.
Luciano Falavinha e Fernando Prazeres irão assumir em fevereiro de 2026, em substituição a Sigurd Roberto Bengtsson e Luiz Osório Moraes Panza.
O desembargador Eduardo Cambi foi eleito por aclamação como juiz substituto da Corte.














1 comentário
História
Luciano Carrasco Falavinha Souza, então Juiz, foi o Relator na Justiça Eleitoral, que por decisão histórica em tutela antecipada, cassou o mandato de Cláudio Derosso em 2012 como ex presidente da Câmara Municipal de Curitiba pelo PSDB e deu posse para a vereadora nascida em Londrina, enfermeira Maria Goretti David Lopes.
PETIÇÃO N. 397-89.2012.6.16.0000
https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2012/06/tre-cassa-mandato-do-vereador-de-curitiba-joao-claudio-derosso.html
https://www.folhadelondrina.com.br/politica/derosso-tem-mandato-cassado-por-infidelidade-808872.html
https://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/relembre-o-caso-desde-as-denuncias-a-cassacao-do-mandato-de-derosso-2c73zm37zjr4lbhy8z7npwqj2/
Derosso justificou o recurso ao TRE alegando que certidão emitida via internet pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o colocava ainda como filiado ao antigo partido. Em nota, o TRE informou que o relator, juíz Luciano Carrasco, afirmou que o argumento da filiação não procede, “porque era dele a obrigação de fazer a comunicação de sua desfiliação à Justiça Eleitoral”.
Para o juíz, “o pedido de desfiliação é ato unilateral, não existindo possibilidade de ser negada pelo Partido, uma vez que ninguém é obrigado a manter-se filiado a qualquer agremiação política, não prosperando o fato trazido na defesa de que Derosso ainda se mantinha filiado ao PSDB”, diz a nota.
https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2012/08/tre-nega-recurso-e-mandato-de-joao-claudio-derosso-continua-cassado.html
Maria Goretti – Homenagem
https://encurtador.com.br/3yLqz
https://encurtador.com.br/Vd0iJ
https://www.zebeto.com.br/2025/10/17/falavinha-e-o-novo-presidente-do-a-tre-pr
Caneta pesada
No único sinal dado até aqui sobre o caso, durante depoimento do senador em dezembro de 2023, o relator questionou Moro sobre a necessidade de um contrato com o escritório de Luís Felipe Cunha, seu suplente no Senado. Cunha não tinha experiência na áárea de direito eleitoral, mas firmou um contrato de 1 milhão de reais com a campanha do ex-juiz.
“Há de convir comigo que pareceres a R$ 1 milhão é um valor alto. Acredito que ex-ministros do Supremo, grandes operadores [do direito], cobrem isso”, comentou o magistrado, na ocasião.
https://www.cartacapital.com.br/justica/quem-e-luciano-carrasco-falavinha-souza-o-relator-no-julgamento-que-pode-cassar-o-mandato-de-sergio-moro