MPPR e Gaeco deflagram Operação Harpócrates, que investiga o sumiço de gravação de sessão da Câmara de Cornélio

do MP Paraná

Em Cornélio Procópio, o Ministério Público do Paraná, por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, cumpriu nesta terça-feira, 4 de junho, cinco mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Harpócrates, que apura a prática do crime de supressão de documento público da Câmara Municipal da cidade. A ação foi executada com apoio do Núcleo Regional de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Segundo a investigação, houve o desaparecimento da gravação de uma sessão do Poder Legislativo de Cornélio Procópio na qual, supostamente, haveria o registro do chefe de gabinete do Município proferindo ameaças e ofensas contra um dos vereadores. As audiências são públicas e costumam ser gravadas e transmitidas por meio das redes sociais da Câmara, além de ficarem registradas, à disposição da população. Ocorre que, em relação à sessão em que os fatos teriam ocorrido, o Poder Legislativo e a pessoa jurídica responsável pelo fornecimento do serviço de gravação e transmissão informaram que não localizaram a cópia da respectiva mídia.

Crime – Expedidas a pedido do MPPR pelo Juízo da Vara Criminal de Cornélio Procópio, as ordens judiciais foram cumpridas na sede da empresa prestadora do serviço e na residência de seu representante legal e também na sede do Poder Legislativo, na casa e no local de trabalho do chefe de gabinete municipal. A 2ª Promotoria apura eventual conluio entre integrantes da Câmara e/ou do Executivo do Município com a empresa prestadora de serviços para suprimir as aludidas gravações – tal situação pode configurar o ilícito penal de supressão de documento público, conforme descrito no art. 305 do Código Penal.

O nome da operação é uma referência ao deus do silêncio, Harpócrates, conforme a mitologia grega.

Compartilhe
Leia Também
Comente

Um comentário

  1. Biro Biroska

    Como esse gaeco se apequenou de uns anos para cá. Antes seu foco era prefeito de cidades comovlondrina, Maringá entre outras. Agora só corre atrás de ladrão de galinha. Nada haver esse MP e gaeco. Cada dia pior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios