Prefeituras se unem para definir traçado do Contorno Norte de Londrina

Da Assessoria

Contorno Leste e outras obras também estiveram na pauta da Comissão de Infraestrutura

A Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná fechou o mês de junho realizando a 36ª reunião desde que foi criada, em 2017. A Comissão é composta por entidades do setor produtivo, parlamentares e representantes dos municípios da região. A reunião, na sede da ACIL em Londrina, reforçou a importância da regularidade e continuidade desses encontros para viabilizar obras essenciais e impulsionar o desenvolvimento regional.

Contorno Norte: municípios sugerem ajustes no projeto

Sobre o projeto do Contorno Norte, representantes das prefeituras de Londrina, Rolândia, Ibiporã e Cambé apresentaram os resultados da reunião que realizaram entre si, para avaliar o traçado do projeto, conforme o plano diretor de cada município. Eles apontaram a necessidade de alterações, para evitar conflitos com áreas urbanas já ocupadas.

A sinergia entre as quatro prefeituras foi elogiada pelos participantes da reunião. Segundo o deputado estadual Tiago Amaral (PSD), um dos idealizadores da Comissão, a atitude sinaliza um comprometimento para que a obra se concretize da melhor forma para toda a região: “Esperamos tanto pelo Contorno Norte e ele precisa ser exatamente do jeito que beneficie a todos. O mais importante é essa união. O alinhamento entre todos nós é o que nos dá a força na representação”.

Contorno Leste: uma via estratégica para o desenvolvimento regional

Gilmar Domingues, do IPPUL (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Londrina), falou sobre o Contorno Leste de Londrina. O projeto prevê viadutos, trincheiras e transposições, para que o tráfego possa fluir com mais agilidade. O projeto foi levado a Brasília no dia 21/6, numa reunião técnica e política com o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Gerson Guariente Junior, do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), contou que a comitiva de Londrina apontou ao ministro a necessidade de o município e a região terem a obra, para que a facilidade de circulação ajude no desenvolvimento. O ministro Renan recebeu a solicitação de inclusão do projeto nas novas concessões rodoviárias, que já estão em andamento. Contudo, Renan informou que os lotes 4 e 5 ainda não estão com o TCU (Tribunal de Contas da União), o que sinaliza a possibilidade de inclusão do Contorno Leste.

Guariente lembrou que, na reunião com Renan Filho, o deputado Tiago Amaral fez uma fala firme, mostrando que Ponta Grossa e Maringá já garantiram seus contornos. Por outro lado, Londrina, uma cidade maior, ainda não tem. Para o representante do Sinduscon, foi naquele momento que o ministro dos Transportes entendeu a real necessidade da obra e se comprometeu a trabalhar para que os projetos da nossa região tenham condições de entrar na concessão.

A Comissão definiu que, no início de agosto, fará uma cobrança junto ao Ministério dos Transportes, para verificar a viabilidade do atendimento à demanda.

Obras no Aeroporto de Londrina devem começar em julho

O CEO do Grupo Folha de Londrina, Nicolás Mejía, falou sobre o andamento das obras da nova concessão do Aeroporto de Londrina. O acompanhamento tem sido feito junto à CCR, concessionária responsável, que informou que as obras estão em processo de liberação do alvará na Prefeitura e devem começar em julho. A concessionária informou a Mejía que, assim que o documento sair, está pronta para iniciar imediatamente os trabalhos.

As obras preveem a instalação do ILS (Instrument Landing System), um sistema de auxílio à navegação, que fornece informações precisas aos pilotos para realizar pousos seguros, mesmo em condições meteorológicas adversas.

A pista ganhará mais 330 metros. As cabeceiras também serão ampliadas e terão outros ajustes para acomodar dois aviões ao mesmo tempo, o que reduzirá o intervalo de pousos e decolagens. Também haverá ampliações nos fingers, que são as passarelas conectadas às aeronaves, para embarque e desembarque de passageiros.

PRF reivindica iluminação no trecho urbano da PR-445

O capitão Glauco Andrade de Oliveira, comandante da 2ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual, participou da reunião e apontou a necessidade de melhorias para maior segurança na PR-445. Uma das medidas necessárias é reforçar a iluminação no trecho urbano, em Londrina e Cambé. Segundo o capitão, a mudança vai ajudar na fiscalização, no combate ao crime e na redução no número de acidentes e mortes.

Em 2022, foram 63 acidentes, 60% deles no horário entre 6h da tarde e 7h da manhã (38 acidentes). O horário concentra todas as vítimas fatais (cinco) e 56 dos 92 feridos.

Em contrapartida, só nos seis primeiros meses de 2023, já foram 45 acidentes. A exemplo do ano anterior, a maior parte deles, 65%, também ocorreu entre 6h da tarde e 7h da manhã, horário em que ocorreram todas as mortes (sete pessoas).

Outro ponto levantado pelo capitão Glauco é a urgência na instalação de telas embaixo das passarelas, para que os pedestres não se arrisquem a atravessar no meio da pista.

O deputado Tiago Amaral lembrou que já apresentou ao Governo do Estado, em conjunto com os prefeitos de Londrina, Marcelo Belinati, e de Cambé, Conrado Scheller, um projeto de iluminação em LED para este trecho urbano da PR-445.

Atualizações das obras

Como em todas as reuniões, o deputado Tiago Amaral apresentou um relato sobre o estado atual de obras prioritárias que são bandeiras da Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná.

  • Viaduto da PUC

Foi publicado em Diário Oficial no mesmo dia da reunião o termo de rescisão do contrato com o consórcio que havia vencido a licitação, afastado pelo DER/PR devido a atrasos no cumprimento do cronograma. Agora, o segundo colocado será chamado a executar a obra. É a mesma empresa que construiu o Viaduto Bratislava, cumprindo os prazos e sempre fornecendo informações à Comissão, o que é um indício de que agora os trabalhos vão andar bem.

  • Duplicação da PR-445

Mais uma notícia positiva e um avanço. De Mauá da Serra a Lerroville, o IAT concedeu liberação do segmento entre os quilômetros 10 e 18. Dessa forma, houve avanço em mais uma frente de serviços, cuidando inicialmente de limpeza e terraplanagem. Em breve, deve começar a construção das pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, com a fundação prevista para ser executada neste mês de julho. Também estão em andamento os serviços de drenagem, valetas e bueiros de concreto. Entre os quilômetros 3 e 4, já começou o asfaltamento.

De Lerroville a Irerê, ainda está sem obras e sem novidades, o que motiva o deputado Tiago Amaral a fazer novas gestões junto ao Governo do Estado. A meta é cobrar o prazo para lançar a licitação e destravar as obras no trecho.

  • Viaduto da Estrada da Esperança (BR-369)

A prefeitura de Cambé já tem o projeto em mãos e está aguardando que o DER aponte o que precisa ser alterado, para adequações e atualizações. O deputado Tiago Amaral lembrou que o Viaduto da Esperança é hoje uma das grandes prioridades para a BR-369, notadamente após a inauguração do Viaduto Bratislava, que fez o tráfego fluir com mais intensidade e agilidade.

Nesse momento, Tiago Amaral recordou com carinho o ex-prefeito de Cambé, José do Carmo Garcia, falecido recentemente e que agora, graças a um projeto encabeçado pelo parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná, dará nome ao Viaduto Bratislava. “Nosso grande parceiro Zé do Carmo esteve presente em todas as reuniões da Comissão e temos sempre que nos lembrar dele”, disse Tiago Amaral.

Nova ponte sobre o Rio Tibagi, para encurtar distâncias

Ao final da reunião, o deputado estadual Tiago Amaral apresentou a ideia que lançou para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Tibagi, ligando São Jerônimo da Serra a Londrina e os distritos. A obra é necessária para encurtar a distância entre os municípios. Apesar de estar lado a lado, a população leva mais de duas horas para se deslocar entre eles. Em mais de 200km, o Rio Tibagi só tem duas pontes, uma em Jataizinho e outra em Telêmaco Borba.

“A nova ponte sobre o Rio Tibagi será a ponte do desenvolvimento. Vai assegurar agilidade no transporte da produção e no deslocamento das pessoas, fazendo o progresso beneficiar todo o Norte do Paraná”, defende Tiago Amaral.

Participaram da reunião:

  • José Carlos Salgueiro – Secretário de Planejamento de Rolândia
  • Gilmar Domingues – Instituto de Pesquisa e Planejamento de Londrina
  • Rosaly Nishimura – Instituto de Pesquisa e Planejamento de Londrina
  • Cristiane Biazzono – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina
  • Reinaldo Filho – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina
  • José Antonio Bahls – Secretário de Planejamento de Cambé
  • Paulo Sergio Victor – Secretário de Planejamento de Ibiporã
  • Tiago Amaral – Deputado Estadual
  • Diego Garcia – Deputado Federal
  • Angelo Pamplona – Associação Comercial e Industrial de Londrina
  • Marcelo Janene El-Kadre – Sociedade Rural do Paraná

Fotos: Toni Silva

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