Diz a lenda que o governador do Paraná, Ratinho Jr, estará em Londrina hoje para a cerimônia de início das reformas do Aeroporto José Richa.
O aeroporto, que na década de 1950 e início dos anos 1960 estava entre os mais movimentados do país, vai passar por uma ampla reforma. Hoje ele é administrado pelo grupo CCR que arrematou os aeroportos dos Blocos Sul e Central, incluindo Aeroporto de Londrina.
Entre as ações está o projeto de instalação do Sistema de Pouso por Instrumento (ILS). A tecnologia aumentará a capacidade de operação de pousos e decolagens em condições meteorológicas adversas, garantindo mais segurança ao complexo.
Além disso, o pacote de modernização inclui a extensão do pátio de manobra e da área de estacionamento das aeronaves (em formato C); a ampliação em 145 metros da pista de pouso e decolagem; a reforma e ampliação do terminal de passageiros, que passará de 5,8 mil metros quadrados para 8 mil metros quadrados; implantação de dois novos pontos de embarque e desembarque; construção do novo pátio de aeronaves; e a adequação do acesso de aeronave ao hangar e da largura das pistas de táxi aéreo existente.
O investimento é estimado em R$ 98 milhões.