Requião é multado pela Justiça Eleitoral

Lá na Vila Recreio, depois de analisar com alguma atenção as campanhas políticas em que Roberto Requião participou, o peladeiro da Rua Tamanduatei resumiu: “É o candidato Kinder Ovo, sempre tem uma surpresinha”.

E já começou. Ontem Roberto Requião, que é candidato ao governo do Paraná pelo PT,  foi multado em R$ 5 mil por propaganda eleitoral antecipada negativa. A decisão é do juiz auxiliar Roberto Aurichio Junior, em representação apresentada pelo PSD por postagens feitas em redes sociais pelo petista contra o governador Carlos Massa Ratinho Junior. A assessoria jurídica de Requião diz que está “analisando a decisão do juiz e apresentará o recurso cabível”.

Conforme a Gazeta do Povo, o caso tem origem em posts feitos pelo ex-senador no Twitter citando que o Paraná “é um criame de funcionários fantasmas”. Ao replicar a mensagem no Facebook e no Instagram, acrescentou ainda que o atual governador, candidato à reeleição, seria especialista no uso da máquina pública em proveito próprio.

“As frases relacionam práticas corruptas e imorais, com a intenção evidente de ofender a honra e desvalorizar o atual governo, restando clara a propaganda eleitoral negativa”, afirma o magistrado, em trecho de sua decisão. Ele explica ainda que “compreende-se por propaganda eleitoral negativa aquela em que há pedido de ‘não voto” ou que ofende a honra ou a imagem do candidato”. Na visão do juiz auxiliar, o conteúdo das postagens feitas por Requião, além de não se basearem em provas ou indício de veracidade, “extrapolam a mera crítica política ou partidária e caracteriza ofensa à honra do pré-candidato, com intenções de denegrir a imagem de pré-candidato, com violação ao princípio da isonomia na disputa eleitoral e à garantia do processo eleitoral hígido”. Devido a uma decisão liminar, de 14 de julho, pelo mesmo magistrado, o petista já havia tido que apagar as postagens das redes sociais.

Compartilhe
Leia Também
Comente

Um comentário

  1. Genildo

    Se nunca cumpriu decisões judiciais por que cumpriria leis?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios