da Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (14) que a chamada tributação BBB, que taxa bancos, rendimentos de aplicações financeiras e apostas esportivas, “só é injusta na cabeça de pessoas desinformadas sobre o que está acontecendo no Brasil”.
“Sem querer maldizer qualquer atividade econômica que tem amparo legal. Não é disso que se trata. São atividades reguladas. Mas nós temos que buscar que essas atividades correspondam, em relação à tributação, com aquilo que é o padrão da economia brasileira”, avaliou.
Durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Haddad lembrou que ninguém acha injusto sobretaxar cigarro ou bebida alcoólica e que “setores que produzem externalidades muito negativas para a sociedade” são sobretaxados no mundo inteiro.
“O Brasil é até tímido na sobretaxação. Em determinados países, é quase inacessível você comprar uma bebida alcoólica”, disse, ao citar, como exemplo, a Escandinávia. “Você vai pagar caro porque todo cidadão lá entende que essas atividades precisam ter um outro tipo de regulação”.
“É a maneira correta de combater tabagismo, alcoolismo, dependência psicológica. Não necessariamente proibir porque, às vezes, tem coisas que são difíceis de proibir. Embora, no caso das bets, tenhamos tecnologia hoje para, se essa queda de braço continuar, ir para um embate mais firme com o setor”, completou.
Para o ministro, as bets, por exemplo, têm que dar algum tipo de contribuição para o que ele chamou de efeitos colaterais de um entretenimento que pode gerar dependência. “Não é ir a um parque de diversão ou a um show. É um outro tipo de entretenimento, que gera dependência, tem que ser tratado dessa maneira”.
“Não é demonizar. É dar o nome à coisa. Sem nenhum tipo de dificuldade”, concluiu.

















8 comentários
Anubian
Contra bets em si eu não tenho nada contra, mas de resto, é conversa pra petista dormir. Aumentou imposto em cima de qualquer tipo de investidor, vendedor ou prestador de serviço, o imposto é repassado pro andar debaixo, então o de baixo do de baixo, e assim por diante até chegar no cidadão comum.
Mas, é o que resta pra esse governo perdulário e ineficiente. Já arrecadaram mais de três trilhões de reais, e a SELIC continua alta, os preços continuam subindo, Correios tem literalmente monopólio de serviço e está falindo, e daí por diante.
Taxar mais… pra quê, se o problema não é o quanto arrecadam, e sim como gastam?
Genildo
Como ministro da fazenda de um governo que ainda não começou, mas já acabou, conseguiu se superar com o titulo de pior prefeito da história da cidade de São Paulo. Gente, o que o PT faz com tanto dinheiro que toma do povo.
https://www.instagram.com/reel/DPmggfOEjY_/
Dilmo
O blogueiro proto-progressista não traz esse ponto de vista, mas o PT quer taxar as bets para… Bancar o SUS sobrecarregado pela epidemia social das bets. Por que o PT não corta o mal pela raiz e bate de frente com o lobby das casas de apostas, proibindo pelo menos a propaganda generalizada desse vício? Só que não: a turma que abriu os vertedouros de Itaipu na imprensa do PR quer sugar mais dinheiro para subsidiar o projeto palanqueiro de Lula visando 26.
Jose Lito
Nas eleições do ano que vem, os nomes mais fortes na disputa por votos em Londrina para deputado estadual devem ser Cloara Pinheiro, Barbosa Neto, Jessicão, Deivid Wills e Marcelo Belinati. Especialistas avaliam que, juntos, eles podem concentrar mais de 50% dos votos válidos da cidade, o que tende a inviabilizar outras candidaturas locais à Assembleia Legislativa. A polarização do eleitorado em torno desses campeões de voto deve reduzir drasticamente o espaço para novas lideranças ou nomes menos conhecidos.
STF
A possível escolha de uma mulher para o Supremo Tribunal Federal (STF) recoloca Gleisi Hoffmann (PT-PR) entre os nomes mais fortes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
CMTU
A CMTU segue colecionando descasos. Além de ignorar a grave contaminação do Lago Igapó por coliformes fecais e a proliferação de algas tóxicas, agora deixa até as floreiras do entorno largadas às traças. Um cenário de abandono completo, de barro e água à calçada. Já passou da hora da diretoria pedir para sair. Se a ideia é transformar um dos maiores cartões-postais de Londrina em símbolo da incompetência pública, estão cumprindo com excelência esse triste papel.
Xavier
Sr. Paçoca com Cebola,
O Londrina e a Ponte Preta irão disputar o título da Série C 2025.
A final da Série C de 2025 promete ser um confronto histórico entre dois clubes tradicionais do futebol brasileiro: Londrina Esporte Clube e Associação Atlética Ponte Preta. De um lado, o Tubarão, campeão da Série B em 1980 e com um histórico de campanhas fortes nas divisões de acesso. Do outro, a Ponte Preta, símbolo de resistência e paixão em Campinas, buscando seu primeiro título nacional oficial.
O duelo vai além do campo: é a disputa entre dois grandes representantes do futebol do interior brasileiro, com torcidas fiéis e histórias marcadas por superações. Para o Londrina, a chance de retomar o protagonismo nacional. Para a Ponte, a oportunidade de enfim levantar uma taça brasileira e quebrar um jejum incômodo.
Independentemente do resultado, a final coroa a força dos clubes tradicionais fora dos grandes centros e reforça o valor do futebol bem estruturado e competitivo. Que vença o melhor e que o campeão honre o peso da camisa que veste.
Antnio Xavier
Há Lagoas
Taxade entrou em modo reeleição a qualquer preço! Acredita que, se uma mentira for repetida muitas vezes, ela acabará se tornando verdade. É o velho populismo da esquerda: aumento de impostos para redistribuí-los socialmente… Nosso incompetente ministro não cumpriu, até agora, nenhuma de suas promessas relacionadas ao superávit que o imaculado governo Lula persegue. O ‘Titanic’ — digo, Brasil — está adernando, e, para o assalariado de terceira classe, não há botes salva-vidas.