A mentira sobre a pior crise da história de Londrina

Do blog do José Pedriali

]O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), promete anunciar nesta segunda-feira – 30º dia de seu mandato – medidas “duras” e “impopulares” para enfrentar o que afirma ser a “pior crise da história” do município.

A afirmação consta da edição de sexta-feira da Folha de Londrina. Não foi desmentida, então se dê o escrito pelo dito.

O prefeito precisa ser melhor orientado para evitar afirmações escalafobéticas como essa, distorcida, sem amparo factual – e portanto mentirosa.

Qual a “pior crise” que Londrina enfrentou em sua história? O cerco dos grileiros que reivindicavam a sua posse, no início de 1930? A guerra civil de 1932, que bloqueou a divisa de São Paulo com o Paraná, impedindo a entrada de colonos e insumos e, assim, ameaçando o empreendimento incipiente da Companhia de Terras? A epidemia de malária em 1941? Os incêndios florestais do início da década de 196O, provocados pela longa estiagem? A geada de 1975, que exterminou os cafezais? Ou outra?

Certamente Belinati se refere ao estado das finanças do município. E é aí que sua afirmação torna-se ainda mais estapafúrdia, pois o déficit que ele projeta para este ano é de R$ 120 milhões, o equivalente a 6,6% do orçamento, que é de R$ 1,8 bilhão.

Qual prefeito enfrentou a maior escassez de recursos e desorganização administrativa no início da gestão? Certamente não é Belinati, que está em situação extremamente confortável em relação, por exemplo, a Wilson Moreira. Moreira assumiu em 1983, sucedendo Antonio Belinati, tio e mentor político de Marcelo. Belinati tio se descompatibilizara um ano antes do final do mandato para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados e quando seu vice, José Antonio Del Ciel, entregou o governo, a situação era esta: 14 centavos em caixa e uma dívida – um terço vencida, o restante a vencer nos quatro anos seguintes – de 29,2 bilhões de cruzeiros, o que equivalia a 3,3 vezes o orçamento daquele ano. (leia mais)

20 comentários em “A mentira sobre a pior crise da história de Londrina

  • 30/01/2017, 10:26 em 10:26
    Permalink

    Ele já está considerando o rombo que ele mesmo vai fazer no caixa… a crise que ele mesmo pretende gerar. Afinal é muita boquinha para alimentar com esse depósito de politicos amigos que está virando essa gestão

    Resposta
  • 30/01/2017, 10:32 em 10:32
    Permalink

    Pedriali ficou esquecido assim como outros jornalistas depois que o PT saiu do poder e não tem a quem acusar. Avisa o Pedrilóquio que o Belinati e o Temer estáo juntos. Assim como Richa, seu patrão na COmel. Manda ele se informar. Essa cara mexeu com o PT no passado, fez dinheiro, e é daqules que agora pagarm de moralista. O gentalha essa imprensa.

    Resposta
    • 30/01/2017, 13:13 em 13:13
      Permalink

      O queeeeeeeeê? Pedriali é comissionado do Beto Richa na Comel? Impossível! Um cidadão que combate a corrupção no país com tanta convicção nunca iria ocupar um cargo de confiança em um governo acusado de tanta corrupção como o do Beto Richa. Carlão, não pode ser, você só pode estar mal informado…

      Resposta
  • 30/01/2017, 11:33 em 11:33
    Permalink

    Este senhor da COMEL outro dia disse na a mesma estava subordinada a Casa Civil, quando na realidade de acordo com o organograma constante na internet do site da SEDU, a COMEL está diretamente ligada e subordinada a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Um assessor de Imprensa que não sabe aonde o seu órgão está subordinado, aí é demais.!!!!!!!!

    Resposta
  • 30/01/2017, 11:36 em 11:36
    Permalink

    Isto tudo é uma preparação para aumentar nossos IPTU, será um aumento tão grande que inadimplência passará de 50% por cento no ano que vem, ou seja, metade da população não pagará seu IPTU devido alta carga tributária que logo será uma realidade em LONDRINA.
    Porque simplesmente Belinati vai dobrar triplicar ou até mais valor do IPTU, para pagar seu desconhecimento total de como administrar uma cidade do porte de LONDRINA.

    Resposta
  • 30/01/2017, 15:03 em 15:03
    Permalink

    Além do Marcelo ser inexperiente e medroso, pois assim tem agido desde que botou os pés na prefeitura, ele “conta” com uma equipe de gabinete pobre. Ali seus assessores tem apenas uma preocupação: seus próprios bolsos. Não há uma só alma naquele gabinete com notável saber e capacidade técnica para desenvolver projetos sérios que contribuam para com a administração. Resta a nós contribuintes torcermos para que além da incompetência, não voltemos ao período do rouba mas faz que tanto prejudicou Londrina.

    Resposta
    • 30/01/2017, 17:47 em 17:47
      Permalink

      Alguma vez teve alguem naquele gabinete que soubesse algo? O Geirinhas nada fez. O Danielides que substituiu o Stamm era veterinario. Politica e uma mentira por definicao.

      Resposta
  • 30/01/2017, 21:21 em 21:21
    Permalink

    traduzindo e muito vagabundo para pouca grana e nosssssssssssssssssssssa???????????

    Resposta
  • 30/01/2017, 21:24 em 21:24
    Permalink

    este senhor e um mentiroso contumaz, mentiroso de olhar cinico, nunca responde uma pergunta seguer, sempre saindo pela tangente. ouço suas entrevista e nota-se que o cara não sabe nem onde esta sentado, aumentara o iptu da cidade para pagar todos os acordos politicos que fez e nós mais uma vez teremos quatro anos de deserviço na cidade, isto se não for todo mundo preso….alo cmtu a coisa ta armada para o lixo, estamos de olho sgarione e seu amigos.

    Resposta
  • 31/01/2017, 09:25 em 09:25
    Permalink

    Não acho tendenciosa a matéria NÃO. Trabalho em uma empresa que emprega mais de mil pessoas. Recebemos parte de nossa verba do município que recebe da capital estamos a anos no vermelho e esse ano podemos fechar ou demitir, anos de gestões equivocadase estão falindo hospitais e outros órgãos públicos, não é mentira é FATO

    Resposta
  • 31/01/2017, 09:55 em 09:55
    Permalink

    Redi Silva. O assessor foi nomeado pelo Decreto 1.644, de 16 de junho de 2015 e está lotado na Casa Civil /COAP – Coordenadoria de Assuntos Políticos Regionais, ocupa o símbolo DAS-5, conforme demonstra no site transparência do Estado do Paraná.

    Resposta
    • 31/01/2017, 11:19 em 11:19
      Permalink

      Então posso concluir que o apaniguado político, o áulico do Beto Richa, o serviçal dos tucanos… faz combate à corrupção de modo seletivo? Eheheheh

      Resposta
  • 31/01/2017, 11:10 em 11:10
    Permalink

    Por falta de argumentos para contradizer a opinião do autor, vários missivistas preferiram atacar sua reputação. Têm mesmo que ser belinatistas!

    Resposta
  • 31/01/2017, 11:31 em 11:31
    Permalink

    Paçoca de espaço pros leitores comentar. Só tem fake do molequinho de Maringá por aqui.. Ai não dá.

    Resposta
  • 31/01/2017, 20:08 em 20:08
    Permalink

    Ser ético da boca pra fora é bonito… Sinônimo de status e prestígio social..!! Ter vergonha na cara já é outra história.Tenho formação acadêmica em jornalismo há 11 anos; – e quer saber: não me apetece trabalhar em nenhum veículo de comunicação aqui de Londrina, – a maioria, atrelados, – e em troca migalhas (patrocínios) aos desgovernos estadual e municipal são como gato ” dá o tapa e esconde a unha”. Durante última campanha eleitoral , por exemplo, em um programa da Tv Tarabá aos sábados – se não me falhe a memória, denominado “Mundo Pet” a jornalista descendente de orientais ( esqueci o nome dela) falava com a o entrevistada (ao fundo um banner com o número 33xxxx11 de telefone da clínica)…Aquele baita número 11 o tempo todo sendo mostrado, escancaradamente desfocando a entrevistadora/ entrevistada. Coincidência?… Vai saber!! A questão é que propaganda da prefeitura durante uns quatro aninhos é garantia de emprego nesses veículos, não é senhores ( as)?. Até porque os “Belinatis da vida” adoram uma pirotecnia; – lembram da ou quase e FRENÉTICA inauguração do PAI…!!?? Não fosse o MP e a contundência do saudoso jornalista Paulo Ubiratan, por pouco a Xuxa levou a 300 mil reais, – isso lá nos idos 1999 – era muito dinheiro). A única que escapa ( que tenta fazer um jornalismo um pouco mais sério é a Folha de Londrina; – isso após a ida do senhor do chapéu pra outra dimensão, sabe – se lá qual… Pois antes brincava de fazer jornalismo, ou melhor, fazia jornalismo sob os auspícios / ditames dos sucessivos prefeitos. Exceção ao saudoso Wilson Moreira que, com competência e galhardia, não precisava propalar seus feitos administrativos; e do famigerado prefeito – celebridade Homero Barbosa Neto que por marra e vingancinha fechou a torneira do jabaculê…O que aconteceu com ele…O comportamento de toda a “imprensa” londrinense ante ao processo de “cassação” pela Câmara de Vereadores, creio que você, amigo ( a), missivista o saiba…Muita hipocrisia…Muitos ” dando o tapa e escondendo a unha….Eita povinho medíocre!!

    Valdemir Costa – jornalista, não..Formado em jornalismo!!!

    Resposta
  • 31/01/2017, 20:18 em 20:18
    Permalink

    interessante alguns comentários. ao invés de falar sobre os rombos do Belinati, que o texto lista com exatidão, prefere falar do Pedriali. claro, né? melhor mudar de assunto do que encarar a realidade ou explicar incompetência e corrupção dessa gente safada.

    Resposta
    • 01/02/2017, 00:41 em 00:41
      Permalink

      vdd, Cidão…

      Resposta
  • 01/02/2017, 23:22 em 23:22
    Permalink

    Desafio esses senhores “Carlão”, “Redi” e “Sandro” a contestarem as informações que o Pedrialli nos apresentou. Difamar é fácil – contraargumentar é outra coisa. Com certeza, esses “machões” estão com as cartas nas mangas. Que as coloquem na mesa, pois o tempo está passando. Do contrário…

    Resposta
  • 02/02/2017, 17:04 em 17:04
    Permalink

    Os que defenderam o Belinati aqui agiram como os petralhas: em vez de argumentar, atacaram grotescamente o autor da acusação. Agem como os petralhas. São os BELINATRALHAS!

    Resposta
  • 06/02/2017, 22:11 em 22:11
    Permalink

    Passado tanto tempo, os defensores do Belinati só atacaram o Pedriali. Contradizer o que ele disee, necas! Que gente é essa????!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: