Belinati e o filho Antonio Carlos, diretor da Sanepar, e outros réus são condenados a devolverem R$ 1 milhão

Depois de uma década e meia, o ex-prefeito de Londrina, Antonio Cassemiro Belinati e o filho, o diretor da Sanepar, Antonio Carlos Belinati, são condenados pela Justiça de Londrina.

Veja abaixo a matéria do jornalista Marcelo Frazão /Jornal de Londrina

O juiz da 1ª Vara Cível de Londrina, Marcos José Vieira, condenou o ex-prefeitoAntonio Belinati e o filho dele, Antonio Carlos Belinati – atual diretor comercial da Sanepar – o espólio do falecido deputado José Janene e a viúva do parlamentar,Stael Janene, e ainda 13 réus – dois deles empresas – a devolver quase R$ 1 milhão aos cofres da Prefeitura de Londrina.

Apenas o ex-prefeito de Londrina é réu em quase 100 ações civis e criminais por desvio de dinheiro derivado d venda de parte da Sercomtel (45%) para a Copel, em 1998.

A ação do Ministério Público requisitou a condenação de todos por improbidade administrativa. No entanto, penas como impedimento de contratar com o serviço público e inelegibilidade prescreveram, restando, somente, a possibilidade de obter a devolução do que foi desviado.

O juiz concluiu que os réus forjaram um esquema de cartas-convites na antiga Comurb (atual CMTU) para contratar duas empresas para o serviço de vigilância no Estádio do Café e do Autódromo Ayrton Senna e que, na verdade, serviram paradesviar dinheiro para campanhas eleitorais do grupo. (leia mais)

Deixe uma resposta