Cinturão Verde em risco em Cianorte

da Assessoria

A Prefeitura de Cianorte e o IAP – Instituto Ambiental do Paraná são acusados de ‘dano ambiental’ ao Parque Municipal do Cinturão Verde de Cianorte. Um Mandado de Segurança impetrado pela jornalista, professora universitária e ambientalista Aida Franco de Lima, foi protocolado na tarde de terça-feira, 12 de novembro, em Cianorte, Paraná.

Essa foi a única medida encontrada para tentar impedir que a Estrada Jambers, uma antiga estrada de terra que corta um trecho do Cinturão Verde de Cianorte, seja transformada em uma luxuosa avenida para atender aos interesses do Condomínio Forest Hill, um misto de residência com resort.

Em 2018 os empresários responsáveis pelo citado empreendimento alegaram que a Estrada Jambers deveria ser fechada para a mata do Cinturão Verde ser recuperada. Porém, em troca, desejavam abrir uma verdadeira clareira na mata para encrustarem uma avenida.

A comunidade se mobilizou e mesmo com aval dos órgãos que deveriam proteger o Cinturão, como a Prefeitura e Conselho do Meio Ambiente, a empreitada foi embargada. A Audiência Pública ficou lotada e os moradores disseram não à destruição do Cinturão Verde. Porém, em 2019, os empresários, fizeram uma manobra e conseguiram apoio do Conselho do Meio Ambiente, do IAP e mesmo da Prefeitura, para que a Estrada Jambers, fosse transformada na Avenida Lucas Jambers, algo que consta inclusive no material publicitário.

Mesmo com o projeto da desafetação da área sendo estudado nas comissões da Câmara Municipal o Forest Hill colocou os carros na frente dos bois! “Apelamos à Justiça pois os órgãos que deviam zelar pelo Cinturão Verde estão sendo negligentes.

Um parque que gera cerca de dois milhões de reais por ano, através do ICMS Ecológico, deveria ser respeitado, ter investimento em Educação Ambiental, Conservação Pesquisa Científica e não ser ‘loteado’ à revelia dos interesses sociais”, pondera a jornalista. Aida Franco é conhecida em Cianorte por suas lutas ambientais, no ano de 1992 ela denunciou a Carrocinha em Cianorte, que a mando do prefeito da época, que inclusive ajudou a eleger o grupo atual, torturava cachorros em tambores cheios de monóxido de carbono.

2 comentários em “Cinturão Verde em risco em Cianorte

  • 15/11/2019, 10:46 em 10:46
    Permalink

    É o amor ao meio ambiente do presidente Bolsonaro fazendo seguidores aqui no Paraná. O governador Ratinho, responsável pelo IAP, e o prefeito de Cianorte devem ser seus devotos seguidores. É o que dá eleitores votando guiados pela Globo e pela Força Tarefa de Curitiba, além de seguir os membros da seita que vestiam amarelo nas ruas uns domingos lá atrás.

    Resposta
  • 16/11/2019, 09:37 em 09:37
    Permalink

    Em Guaratuba/Pr, tambem tem um BO cabeludo. Querem construir um prédio luxuoso perto da orla. Veja reportagem na Gazeta do Povo.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: