Equipe formada por diabéticos é atração na Volta Ciclística do Rio Grande do Sul

????????????????????????????????????

Da Assessoria

Talvez fazer parte do grupo de times profissional da União Ciclística Internacional (UCI) e participar de algumas das principais competições do calendário mundial, sejam apenas pequenos detalhes perto do real objetivo da equipe americana Team Novo Nordisk, formada exclusivamente por atletas com diabetes, que será uma das atrações na Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul, que começa hoje e prossegue até domingo.

O projeto chamado Team Novo Nordisk nasceu em 2012, através de uma parceria firmada entre Phil Southerland (Co-fundador e CEO do Team Novo Nordisk) e a Novo Nordisk (empresa pioneira no tratamento de diabetes), com o principal objetivo de inspirar e educar as pessoas portadoras de diabetes ao redor do mundo.

“Apoiar a comunidade diabética, capacitando as pessoas e mostrando que é possível ter uma excelente qualidade de vida, é um dos nossos principais objetivos. As pessoas não podem parar de seguir os seus sonhos por causa do diabetes. Seguir as prescrições corretas no tratamento e implementar o ciclismo em uma rotina diária de exercícios, auxiliara diretamente no controle da doença, proporcionando uma vida saudável e normal, como a de qualquer outra pessoa”, declarou Phil Southerland, diretor do Team Novo Nordisk e portador do Diabetes.

Formação

A primeira formação da equipe aconteceu em 2005, após experiências pessoais de Phil Shoutherland, onde difundiu em sua faculdade a utilização da bicicleta como auxilio ao controle do diabetes e teve experiências positivas e surpreendentes. O time original recebeu o nome de “Tipe 1”, e incluía atletas com ou sem diabetes. Aos poucos a equipe se desenvolveu e em 2007 passou a vencer provas importantes. A primeira visita ao Brasil aconteceu em 2010, no Tour do Rio, ainda como “Tipe 1”. Agora, com uma nova formação, a equipe será uma das referências da Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul.

O time chega embalado por boas participações nas principais competições do World Tour (categoria principal de provas da UCI). Recentemente a equipe disputou a lendária Milan-San Remo, chegando a participar de fugas e completando a prova com quatro atletas. No Brasil, o Team Novo Nordisk estará representado pelos seguintes ciclistas: Ambrose Scott, Clancy Stephen, Cremers Ruud, Dilley Benjamin, Glasspool e Strobel Simon.

A 2ª Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul é uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC), com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI) e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Deixe uma resposta