Lideranças protestam contra pedágio na PR 445

Da Assessoria

Lideranças comunitárias, produtores rurais, comerciantes, moradores de distritos, patrimônios e de diversas regiões de Londrina iniciam neste sábado (dia 20) uma mobilização para evitar a instalação de praça de pedágio na PR 445. Uma reunião às 8h30, em frente ao antigo posto Serrinha e ao entreposto da Cocamar, é a primeira ação do movimento “Não ao pedágio na PR 445”.

O estudo do governo federal para as novas concessões de rodovias do Paraná indica a colocação da praça de pedágio nas proximidades do local onde haverá a manifestação. Os organizadores querem alertar e sensibilizar Governo do Estado e Ministério da Infraestrutura sobre os prejuízos a Londrina, Tamarana e outros municípios, caso se confirme o pedágio na PR 445.

O deputado estadual Tercilio Turini participa da reunião a convite das lideranças e da comunidade. Na semana passada, na audiência da Frente Parlamentar sobre o Pedágio realizada em Londrina, ele foi o primeiro a divulgar o local onde está prevista a praça de cobrança. “É um absurdo colocar pedágio praticamente na área urbana do município. A reação imediata mostra que a comunidade não vai aceitar”, afirma.

Tercilio Turini destaca que a maior parte do território de Londrina está justamente ao sul do município. “É para lá que a cidade está expandindo, onde ficam áreas para crescimento urbano e desenvolvimento econômico, com espaço para indústrias e outros empreendimentos. É o caminho de Curitiba e do Porto de Paranaguá. A maioria dos distritos e patrimônios rurais fica na região sul”, diz o deputado.

“Pedágio na PR 445 é tudo que Londrina não quer”, ressalta. A praça vai afetar diretamente o dia a dia de produtores rurais, comerciantes e moradores de sete dos oito distritos: Espírito Santo, São Luiz, Guaravera, Maravilha, Irerê, Paiquerê e Lerroville. Também prejudica patrimônios como Regina, Guairacá, Taquaruna, Limoeiro e muitas outras localidades na zona rural, além de toda a área urbana do município.

“É frequente o deslocamento diário pela PR 445 de trabalhadores, produtores, empresários, comerciantes, estudantes e tantos outros cidadãos. São milhares de pessoas vindo para a cidade e voltando. Imagina o estrago que uma praça de pedágio vai fazer na vida de Londrina”, enfatiza o deputado.

Tercilio Turini lembra que dos aproximadamente 70 quilômetros da rodovia PR 445, da região do União da Vitória até Mauá da Serra, mais de 50 km estão dentro do território de Londrina. “A rodovia está sendo duplicada, é uma reivindicação de décadas. Não dá para acreditar na possibilidade de pedágio na PR 445 justamente quando se vislumbra a sua duplicação”, declara o deputado.

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Um comentário

  1. Dick

    O funcionamento desse pedágio já está definido. Os responsáveis pela definição do preço do pedágio são todos aliados políticos e sabemos como eles têm tratado a questão do pedágio no Paraná nos últimos 30 anos. E o pior é que eles sabem que vão continuar sendo eleitos até pelos que reclamam do preço do pedágio. Tal como em Londrina em que os eleitores reelegeram no primeiro turno o prefeito que aplicou aumentos escorchantes no IPTU dois anos antes das eleições.

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