Londrina sedia 9ª Volta Ciclística Internacional do Paraná

DSC_6789Da assessoria

Uma das principais competições  de ciclismo de estrada do país chega à sua nona edição com 18 equipes brasileiras e cinco estrangeiras.  Organizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação Paranaense de Ciclismo, a 9ª Volta Ciclística Internacional do Paraná acontecerá entre os dias 27 e 31 de maio num percurso de 750 km passando por Londrina, Bela Vista do Paraíso, Arapongas e Ibiporã.

A competição, válida pelo ranking da União Ciclística Internacional (UCI), reunirá as melhores equipes de estrada do Brasil e de cinco países da América Latina, numa disputa de técnica, resistência e velocidade. Dividido em cinco etapas, o evento vai contar  com cerca de 150 atletas de 23 equipes.

Só para ter idéia já confirmaram presença no evento equipes do Paraguai, Uruguai e Equador. Argentina e Venezuela ainda devem confirmar participação. Entre as equipes brasileiras já confirmaram presença pelo menos 8 de São Paulo, 5 do Paraná , 2 do Rio Grande do Sul, 1 do Rio de Janeiro e 1 do Amapá.

A primeira etapa  da Volta Ciclística Internacional será no dia 27  de maio começando por Bela Vista do Paraíso e seguindo até Primeiro de Maio (128,4 km). No segundo dia, os ciclistas largam em Londrina e pedalam até Tamarana (153 km). No terceiro dia pedalam de Ibiporã a Bela Vista do Paraíso (167 km). O percurso da penúltima etapa será de Arapongas a Guaraci ( 201 km) e a última etapa será em circuito fechado (100 km) às margens do Lago Igapó,  com largada na barragem do Lago Igapó.

As cinco etapas somam 750 quilômetros com trechos rápidos, sinuosos e subidas, onde a habilidade e o preparo dos atletas serão testados. A estrutura do evento também impressiona. O pelotão é seguido por um comboio que conta com cerca de 50 veículos e 250 pessoas entre atletas e staff.

O diretor geral da competição, Marco Barbosa, afirma que todos os detalhes foram muito bem trabalhados e a competição mais uma vez estará pronta para ser um grande destaque no calendário América Tour da UCI. “Estamos prontos para realizar mais uma edição de muito sucesso. Trabalhamos pesado nas últimas semanas e pensamos em todos os detalhes. As etapas estão muito desafiadoras com percursos que irão proporcionar disputas até o final da competição. Será uma excelente oportunidade para confirmarmos o evento como um dos principais do calendário América Tour”, declarou Barbosa.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luiz Vasconcellos,  o evento  proporciona aos ciclistas brasileiros pontuarem no ranking internacional dentro do seu país, o que é muito importante para a Rio 2016. “Nossos atletas têm totais condições de brigarem pelas primeiras colocações”, afirma Vasconcellos, lembrando que vários dos ciclistas brasileiros treinam  e competem na Europa.

Outro aspecto positivo, na avaliação dele, é a participação de equipes estrangeiras o que proporciona um importante intercâmbio, contribuindo para desenvolver o esporte no País. “Estamos focados para realizarmos aqui uma das melhores competições  atendendo as normas exigidas pela União Ciclística Internacional (UCI). Temos certeza que vamos realizar um belo evento e criar desta forma um estímulo ao ciclismo brasileiro”, enfatiza.

A 9ª Volta Ciclística Internacional do Paraná é uma organização da Confederação Brasileira de Ciclismo com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI) e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

 

EVENTO TÉCNICO

O Congresso Técnico da 9ª  Volta Ciclística Internacional do Paraná será realizado no dia 26 de maio, às 17 horas, no Hotel Londristar, onde a maior parte dos atletas está hospedados. Participarão todos os dirigentes e comissão técnica das equipes inscritas, o comissário da União Ciclística Internacional (UCI), americano Shawn Farrell, o diretor geral da Volta Ciclística Internacional do Paraná, Marco Antonio Barbosa e o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luiz Vasconcellos.

Os participantes deverão definir a ordem da caravana de apoio que acompanhará os atletas e esclarecer detalhes e regras do evento. Também serão entregues os kits aos técnicos das equipes.

Programação:

27/05 – 1ª Etapa – Bela Vista do Paraíso/Primeiro de Maio (128,4km)

28/05 – 2ª Etapa – Londrina/Tamarana (153km)

29/05 – 3ª Etapa – Ibiporã/Bela Vista do Paraíso (167km)

30/05 – 4ª Etapa – Arapongas/Guaraci (201km)

31/05 – 5ª Etapa – Londrina/Londrina (100km)

Total: 749,4km

Deixe uma resposta