Ministro Teori Zavascki autoriza depoimento de Lula na Lava Jato

Do G1

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou hoje que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros do governo dele sejam ouvidos em depoimento em um dos inquéritos  da Operação Lava Jato.

O pedido para ouvir Lula foi formulado ao ministro pela Polícia Federal. O ex-presidente não é investigado no caso, mas será ouvido na condição de testemunha, como defende o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ou “informante”, nas palavras do ministro.

 O ministro não usou o termo “testemunha”, como Janot, para não qualificar a forma como o ex-presidente será ouvido. Em tese, num inquérito penal, uma pessoa depõe na condição de investigado (pela qual não tem compromisso de dizer a verdade) ou testemunha (em que se compromete a falar a verdade). A figura do informante só existe num processo de natureza civil e, nessa condição, também não há obrigação de dizer a verdade.(leia mais)

Um comentário em “Ministro Teori Zavascki autoriza depoimento de Lula na Lava Jato

  • 02/10/2015, 21:22 em 21:22
    Permalink

    Suspeito que o juiz Moro, depois de ouvir o delegado que mandou colocar escuta ilegal nas dependências da própria PF, vai mandar prender o Lula. O motivo? O Instituto do Lula recebeu doação da Odebrecht. Absurdo! O único que tem o direito, inclusive canônico, de receber doações de empreiteiras é o Instituto do Príncipe do PSDB, o presidente que comprou a reeleição, o nomeador do engavetador, o aposentado aos 37 anos…

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: