Tá no Azul, e daí? E daí nada. Belinati terá um ano muito difícil pela frente

O fato de as contas do ex-prefeito Alexandre Kireeff ter fechado no azul significa que está sobrando dinheiro em caixa na prefeitura de Londrina e o atual prefeito, Marcelo Belinati, vai nadar de braçada?

Não. R$ 5 milhões no caixa para uma cidade de 540 mil habitantes, com infinitas demandas, é pouco, quase nada.

Significa apenas que as contas fecharam no azul e o caos propagado não se confirma com a realidade dos números. Apesar de que, como diz a jornalista Vanessa Navarro, números torturados confessam qualquer coisa.

Apesar do Azul, Belinati não terá vida fácil. É fato que houve queda na arrecadação dos municípios – muitos atrasaram salários e 13% – as demandas das cidades não param de aumentar e haverá menos dinheiro por conta dos anos de crise que o país atravessa.

Para aguentar este ano e, possivelmente, o próximo também, Belinati precisará tomar medidas duras para conter os gastos. Se não apertar o cinto até perder o fôlego, vai ter problemas muito sérios pela frente. A própria prefeitura fez as contas e alega que, se nada for feito, o déficit pode chegar ao final de 2017 a R$ 120 milhões.

Belinati sabe que o bicho vai pegar. E se não sabia é porque os assessores que ele tanto confia não passaram a ele os números corretos.

Como prefeitura não emite dinheiro, a solução é sempre aquela do manual de administração: enxugar a máquina, reduzir custos, melhorar a eficiência. Fazer mais com menos.

 

Outra solução, essa sempre buscada por administradores menos imaginativos, é aumentar impostos, como o IPTU, ISS, etc. O governo Richa é um exemplo desta sanha por aumento de impostos, há alguns dias aumentou o ICMS para uma série de produtos, já havia aumentado o IPVA e outras taxas.

A questão é: quem aguenta pagar mais impostos?

3 comentários em “Tá no Azul, e daí? E daí nada. Belinati terá um ano muito difícil pela frente

  • 23/02/2017, 11:28 em 11:28
    Permalink

    Pois é, como Belinati não tem experiência, não é administrador, nunca dirigiu uma empresa e não tem nem muita imaginação de como gastar menos, fazer economia, e muito menos sabe como melhorar eficiência da arrecadação sem aumentar tributos.
    Vejo em breve anuncio pela imprensa de um aumento maquiado com palavras doces que PREEITO BELINATI aumentará nosso IPTU, questão de tempo e como sempre para justificar aumentos dirão que é contra classe mais rica da cidade.
    Sempre citando GLEBA PALHANO (vitima) como vilão, aquele velho jogo de jogar os possíveis ““ ricos “” contra os pobres, mas que na verdade todos pagarão com mesmo porcentual de aumentos, com certeza classe mais pobre pagará o pato mesmo não sabendo.
    Todos sabem que passamos por uma grande crise financeira nacional, com enorme desemprego, empresas falindo aos milhares, enfim não é um cenário para criar mais impostos, mesmo maquiados com outros nomes, vamos nos unir londrinenses do bem e combater esta tirania que logo será imposta contra nós contribuintes, todos juntos somos mais fortes.

    CLAUDIO LUZA.

    Resposta
  • 23/02/2017, 11:37 em 11:37
    Permalink

    E vem aí a CPMF. O Hauly, porta voz do Temer nessa questão, já anunciou na grande mídia.

    Resposta
  • 24/02/2017, 12:22 em 12:22
    Permalink

    ano dificil o pais inteiro ira ter, porque……..politicos arrebentaram e saquearam o pais, então chega de choro e vamos trabalhar….alias manda sua turma trabalhar marcelo.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: