Abre em uma nova aba
quarta-feira, 4 de novembro de 2026
Publicidade

Com a queda no número de leitores no Brasil, Câmara dos Deputados promove leitura coletiva nesta quarta-feira

Por Luiz Bragança de Pina
Comente
Com a queda no número de leitores no Brasil, Câmara dos Deputados promove leitura coletiva nesta quarta-feira
Câmara Federal

Primeira edição da Hora da Leitura será realizada às 14h, em Brasília, e terá lançamento de livro da dramaturga Guilhermina Rocha

A Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (28), às 14h, em Brasília, a primeira edição da Hora da Leitura, encontro aberto ao público que reunirá leitores durante uma hora no Salão Nobre. A iniciativa foi motivada porque os leitores no país diminuíram, fato registrado em pesquisa do Instituto Pró-Livro.

Segundo a sexta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o país perdeu 6,7 milhões de leitores entre 2019 e 2024. Pela primeira vez na série histórica iniciada em 2001, a proporção de não leitores superou a daqueles que leem.

O levantamento mostrou que 53% dos entrevistados não haviam lido sequer parte de um livro nos três meses anteriores à pesquisa, realizada em 2024.

Durante o encontro, os participantes poderão ler livros de sua escolha, acompanhados por uma seleção musical preparada pela Rádio Câmara.

A programação também inclui o lançamento de Volúpia e outras peças, coletânea de textos teatrais de Guilhermina Rocha (1884-1938), considerada uma das pioneiras do teatro de horror brasileiro. Os escritos foram recuperados pela pesquisadora Sofia Fransolin Pires de Almeida.

O livro inaugura a série Ecos Literários, desenvolvida pela Edições Câmara em parceria com a Biblioteca Nacional para republicar obras de autores brasileiros que tiveram pouca circulação ou reconhecimento.

Após o lançamento, a publicação poderá ser adquirida na livraria da Câmara. A versão digital está disponível gratuitamente na Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados: https://bd.camara.leg.br/bd/items/57adcd2f-2111-4e00-89bb-32818a15ef66

| Luiz Bragança de Pina, com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Deputados.

 

Gostou? Mande para quem acompanha o assunto.

Luiz Bragança de Pina
Toda semana · E-mail

O resumo da semana no seu e-mail

As notícias de Londrina e do Paraná que importam, com o comentário do Cláudio. Uma vez por semana, grátis.

Todo dia · WhatsApp

As notícias do dia no grupo do WhatsApp

Os links das matérias chegam no seu celular assim que saem no site.

Publicidade

Leia também

Deixe seu comentário