A Ong ADA, dissolvida judicialmente por ação da Promotoria de Londrina, será tema amanhã do Conselho Municipal do Meio Ambiente em reunião aberta ao público na ex-sede da Secretaria da Agricultura no Parque Municipal Arthur Thomas.
O detalhe que chama a atenção é que o Ministério Público Estadual faz parte do Conselho e deverá mostrar os documentos que propiciaram a intervenção nessa Organização Não Governamental que era dirigida até então pela vereadora Anne da ADA (PL).
O que chama atenção é o silêncio da Procuradoria do Município de Londrina, maior acionista da interventora CMTU e do seu Conselho de Administração, pois requerer recursos temporários como curativo de chiclete em cárie não pode ser praxe na administração pública.
A Ong MAE e o Observatório de Gestão como opinarão pelo uso de recursos do fundo municipal de meio ambiente para uma intervenção que com certeza se arrastará indefinidamente como o fechamento desde 2016 do Parque Municipal Daisaku Ikeda?
Conselheiros já adiantam que “a controvérsia é um pedido da CMTU de quase 500.000 reais para o Fundo Municipal do Meio Ambiente para viabilizar os serviços aos animais alojados, quando existe mais do que isso em dotação pelo município diretamente para a CMTU e SEMA”.
A novela do caso ADA se arrasta sem a intervenção da Câmara Municipal de Londrina que desde o pleito de 2020 elegeu pela causa animal dois representantes em duas legislaturas.
Amanhã reunião do Consemma: na pauta a intervenção na ADA e o pedido de dinheiro pelos interventores
Veja também















10 comentários
Cadê o time
Enquanto Londrina empresta dinheiro do Meio Ambiente Projeto Verde para tratar cães e gatos na falida ONG ADA, e não para recuperar com os quase meio milhão de reais a chácara locada, em Foz do Iguaçu há ainda como usar o Parque Nacional do Iguaçu e ganhar dinheiro.
https://www.gov.br/icmbio/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/editais-diversos/editais-diversos-2025-1/consultamacuco
Parque Estadual Mata do Godoy fechado desde 2020
Parque Municipal Daisaku Ikeda fechado desde 2016
Cadê a Carol Datora?
“A operação foi realizada em conjunto com a Prefeitura de Curitiba e contou com o apoio do Poder Judiciário, que também cumpriu uma ordem de despejo no local”, explica o delegado.
https://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/acumuladora-de-caes-e-presa-em-operacao-no-boqueirao/
Vejamos a diferença do Judiciário, Polícia e MP de Curitiba com Londrina, a terra do inexplicável.
Cadê o MP
Consemma assinou cheque em branco e de uma pessoa que está devendo até a campanha eleitoral? Cadê o MP eleitoral que não cassou ela?
Autos nº. 0060148-74.2024.8.16.0014
Processo: 0060148-74.2024.8.16.0014
Classe Processual: Execução de Título Extrajudicial
Assunto Principal: Rescisão / Resolução
Valor da Causa: R$24.000,00
Exequente(s): JTS MIDIAS E REDES SOCIAIS
Executado(s): ANNE ADA MORAES DE SOUZA
ANNE ADA MORAES DE SOUZA VEREADOR
Consemma errou e usou dinheiro público:
” … A CMTU reportou dificuldades como a pendência na regularização do CNPJ e das contas bancárias da ADA, que restringem sua capacidade operacional e financeira – com efeito, inviabiliza a coleta de doações em pecúnia e, sabemos, a CMTU não está autorizada a utilizar dinheiro público.
A instituição também respondeu às alegações da Requerida Anne
(notadamente aquelas acostadas nos movs. 91.1 e 138.1), rebatendo as críticas sobre suposta omissão e questões acerca da posse do imóvel, que sempre foi a sede da ADA. Ainda, a CMTU informou que a Requerida obstaculiza o acesso pleno ao local onde estão os animais e reforçou que a demora na regularização documental
restringe a capacidade operacional da intervenção. Por fim, requereu a rejeição dos argumentos da Requerida, a reafirmação de sua legitimidade como interventora e o prosseguimento dos atos de intervenção com apoio judicial para cumprir integralmente as funções. …”
Cadê o povo
500 mil do meio ambiente jogados fora para um assessor comissionado e ex Sebrae gerenciar?
A promotora assinou a ATA?
Ela propôs extinguir a ONG da vereadora e pede dinheiro público?
https://www.bonde.com.br/bondenews/conselho-do-meio-ambiente-aprova-repasse-de-quase-r-500-mil-para-ada
“O objetivo da ação judicial é a extinção da associação, que estava absolutamente irregular”, reforçou Luna, acrescentando que a CMTU tem prestado contas desde que assumiu a gestão. “Inclusive, foi uma sugestão do Ministério Público ao interventor que solicitasse ao Consemma a utilização do fundo.”
A promotora enviou um ofício aos conselheiros antes da reunião, argumentando que, embora a Justiça tenha vedado a utilização de recursos do município no custeio da ADA, não há proibição quanto à aplicação de recursos do Proverde.”
Olha os comentários no Facebook
https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=1177470417757639&id=100064840742470
Proverde
https://portal.londrina.pr.gov.br/proverde
1ª composição
PORTARIA
PORTARIA SEMA-GAB Nº 11, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2022
SÚMULA: Designa membros para compor a Comissão de Elaboração do Edital do Programa Municipal de Incentivo ao Verde – PROVERDE e dá outras providências.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DO AMBIENTE, da Prefeitura Municipal de Londrina, no uso das suas atribuições e,
CONSIDERANDO o início dos estudos para o lançamento do edital do Programa Municipal de Incentivo ao Verde – PROVERDE, programa de apoioe incentivo a projetos ambientais ligados à conservação do meio ambiente bem como à adoção de tecnologias e boas práticas ambientais, mediantea concessão de apoio financeiro e/ou compartilhamento de recursos humanos, materiais e de infraestrutura, sem prejuízo do cumprimento dalegislação ambiental;
CONSIDERANDO a necessidade de elaboração de Edital Chamamento Público para Inscrição dos Projetos, com o objetivo de fixar as condições edemais normas que regerão a sua operação, definindo os critérios objetivos de avaliação das propostas pelo Comitê Gestor do Programa, respeitadaa previsão orçamentária previamente autorizada pelo CONSEMMA e as normas vigentes;
RESOLVE:
Art. 1ºFicam designados os membros abaixo relacionados para compor a Comissão de Elaboração do Edital do PROVERDE para o ano de 2023, programa instituído pela Lei nº 12.330, de 17 de setembro de 2015:
I. Secretaria Municipal do Ambiente:
Fabiana Regina Borelli Amorim
Karine Gerber de Azevedo
Queila Maria Lautenschlager SpoladoreII.
Conselho Municipal do Meio Ambiente- CONSEMMA:
Ana Paula Rodrigues Pinto
Solange Cristina Batigliana
Danilo Tragino da Silva
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Londrina, 22 de dezembro de 2022.
Ronaldo Deber Siena, Secretário(a) Municipal do Ambiente
Ainda vale essa?
DECRETO Nº 434 DE 18 DE ABRIL DE 2023 – Designa membros para compor o Comitê Gestor de análise ao Programa Municipal de Incentivo ao Verde – PROVERDE e dá outras providências.
Cadê a Lenir Assis?
500 mil para ração de cães
Agora mais 2 milhões de reais para a falida CTD
https://www.bonde.com.br/bondenews/politica/camara-municipal-autoriza-repasse-de-r-2-milhoes-para-ctd
O dinheiro da comporta do Igapó 2 já esvaiu em gastos.
Por isso a vereadora do PR vota a favor do dinheiro no ralo e depois pergunta:
PEDIDO DE INFORMAÇÃO N.º 607/2025
Requer Informações sobre a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento – CTD
Requer Informações sobre a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento – CTD, com o envio das seguintes informações e/ou documentos:
1) Qual a justificativa administrativa para a realização de aporte em uma empresa independente?
2) Houve aportes nos anos anteriores?
a) Qual foi o ato administrativo que concedeu?
b) Qual foi o valor por ano?
3) As prestações de contas anuais junto ao Tribunal de Contas foram aprovadas nos últimos anos?
4) A empresa possui dívidas?
5) Há estudos para manutenção da empresa como CTD?
6) Quais contratos hoje são mantidos pela CTD?
7) Eles são suficientes para a manutenção da empresa? Caso afirmativo, apresentar relação dos contratos e valores. Caso não seja: como estão sendo pagas as despesas no corrente ano?
8) Qual a estratégia de atuação da nova gestão para fortalecer a empresa?
9) No ano de 2025, quantos novos contratos foram firmados pela Empresa?
10) Segundo informações recebidas hoje a empresa encontra-se com todo corpo de funcionários em home office, qual a justificativa? Cópia do ato administrativo que definiu essa decisão.
11) Os Diretores remunerados também se encontram em home office?
12) Quantas empresas o Município de Londrina possui atualmente?
13) Há estudos para revisão da necessidade dessas empresas?
Londrina, 01 de julho de 2025.
Paula Vicente
Vereadora
(PT)
https://www.cml.pr.gov.br/proposicoes/Pedidos-de-Informacoes/2025/1/0/240296
Cadê o MP e TCE
Que poesia administrativa vive o Ministério Público. Em que mundo estão?
“A promotora Révia Aparecida Peixoto de Paula Luna enviou nesta quinta-feira (3) um ofício aos membros do Consemma defendendo a liberação do valor solicitado. Ao determinar a intervenção, a Justiça havia ressaltado que o orçamento municipal não poderia ser utilizado para custear a associação. No entanto, o MPPR entende que o pedido não infringe essa determinação — a entidade, por exemplo, voltou a ter acesso aos recursos da Nota Paraná.”
Imagina se houver pagamentos fora do Orçamento?
Para que servem as leis?
Lei de Responsabilidade Fiscal ainda existe?
O drible ou chute pode? Queremos ata divulgada e assinada pelo MP de Londrina para que o CNMP analise a postura inovadora incentivada:
“[…] o Poder Público não está autorizado a alterar seu planejamento orçamentário (providência que, de toda forma, apenas poderia ser operada por lei), descobrindo despesas já formalizadas em lei para o atendimento desta demanda.
Por outro lado, outras formas de apoio e financiamento são não apenas permitidas, mas incentivadas”,
afirma a promotora, que deverá se manifestar durante a reunião.”
https://www.bonde.com.br/bondenews/conselho-do-meio-ambiente-decide-hoje-sobre-repasse-de-r-500-mil-para-a-ada
Amarildo
Quem é o vereador que mais viaja na Câmara Municipal?
Tá em Recife agora.
Será que é por conta do nosso bolso?
Luiz Flavio
Uai, e o Secretário resolvedor de problemas ( dos altos salarios) que o Tiago – o competente trouxe para a administração????? Pelo visto só resolveu a questão do seu próprio salário né seu Tiago????
Tania Mara
R$ 500 mil é um absurdo.
Cadê o MP e TCE
Vamos ver se alguém sabe –
A LDO vigente em 2025;
O Orçamento do Município de Londrina para 2025 – LOA;
O orçamento da CMTU para 2025;
O plano de trabalho da CMTU para o biênio 2025 e 2026 e se incluía auxiliar judiciário em intervenção para sanar dívidas de ONGs de animais;
Decisão do Conselho de Administração da CMTU para o caso ADA;
Parecer dos acionistas minoritários e majoritários incluindo o Jair Gravena (maior entre os minoritários) e o Município de Londrina (maior acionista – o majoritário);
Parecer da Diretoria da CMTU assinado pelo nexialista Fabrício Bianchi, presidente da bagaça.
Bens da senhora Anne – segundo o TSE não há bens a declarar:
ANNE ADA MORAES DE SOUZA
https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/SUL/PR/2045202024/160002069599/2024/76678
Recebeu
Direção Nacional – Partido Liberal
R$ 58.500,00
JOAO FELIZ LAGOS
R$ 2.350,00
VIVIANE MORAES DE SOUZA BARBOSA
R$ 177,00
ANNE ADA MORAES DE SOUZA
R$ 175,00
Como gastou?
Até para quem a denuncia hoje na CML pagou 10 mil reais pela Coordenação de campanha